Inadimplência de cartões de crédito recua nos EUA durante setembro

No entanto, expectativa é que níveis subam neste e no próximo ano com aumento dos empréstimos de risco

Publicidade

SÃO PAULO – A maior parte das companhias de cartões de crédito norte-americanas reportou queda nos níveis de inadimplência em setembro, com um aperto ao crédito pelos emprestadores e o resultado dos estímulos econômicos.

Por outro lado, esta queda sugere que os empréstimos de risco devem crescer nos próximos meses. De acordo com o analista da RBC Capital Markets, Jason Arnold, a expectativa é que as taxas de inadimplência continuem a subir neste e no próximo ano. “Nós vimos alguma melhora durante os últimos meses, que foi guiada, na nossa visão, por fatores sazonais”.

Ademais, o aumento da taxa de desemprego nos Estados Unidos em setembro antecipa a alta da provisão para créditos duvidosos.

Continua depois da publicidade

Provisões de perdas

A provisão de perdas do Bank of America caiu para 14,25% em setembro, de 14,54% registrados em agosto. Da mesma forma, a provisão do JPMorgan passou de 8,73% para 8,12%. Na contramão, a taxa do Capital One subiu para 9,77%, ante 9,32% do mês anterior.

Os números da inadimplência

O Bank of America afirmou que os atrasos nos pagamentos subiram para 7,3% no último mês, ante 7,47% registrados em agosto. Já o JPMorgan viu a inadimplência aumentar para 4,69%, de antigos 4,48%. Igualmente, a taxa de inadimplência do Capital One passou de 5,09% para 5,38% em setembro.

O analista Moshe Orenbuch, do Credit Suisse, espera que as perdas com cartões de crédito atinjam o pico no quarto trimestre e permaneçam elevadas ao longo de 2010.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.