Impasse político e nervosismo na Itália derrubam futuros nos EUA

Mercado observa pacote de austeridade italiano em xeque e resultados de peso, como General Motors, ficam em segundo plano

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em queda nesta quarta-feira (9), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -2,15% e -1,68%, respectivamente.

Apesar de suas referências locais, Wall Street tem como principal influência nesta sessão o nervosismo que a Itália injeta nos mercados com o impasse provocado pela saída do primeiro-ministro Silvio Berlusconi e a aprovação do pacote de austeridade em tramitação no parlamento do país.

Em suma, vigora o acordo de que Bersluconi deixará o cargo apenas após aprovar as medidas para reorganizar as finanças do país, o que ainda especula-se que possa ocorrer nos próximos dias. Entretanto, a fragilidade poltíca do premiê e a conturbada relação de forças partidárias na Itália embute um alto risco de impasse sobre a questão. 

Continua depois da publicidade

Ou seja, como resultado, a pauta de votações pode ficar travada no parlamento enquanto Berlusconi se arrasta no cargo enquanto tenta conduzir o parlamento.

Definitivamente, a fragmentação política pode dificultar escolha de lideranças responsáveis por implantar reformas eleitorais e econômicas necessárias para conter a deterioração econômica do país, que pode ser pesada demais para resgates do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BCE (Banco Central Europeu).

Resultados no radar
Voltando aos EUA, há ainda na pauta a divulgação de resultados trimestrais de peso como General Motors e Cisco Systems, a serem divulgados ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Indicador do dia
Para completar a agenda, consta ainda a divulgação do indicador Wholesale Inventories ao meio-dia, de Brasília, logo após o início do pregão regular. O relatório contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista, servindo como indicativo da atividade industrial local.

Segundo dados compilados pelo portal Briefing, o consenso de mercado aponta para alta de 0,5% em setembro, frente a expansão de 0,4% do mês anterior.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.