IMC (MEAL3) reverte prejuízo e tem lucro de R$ 35,1 milhões no segundo trimestre de 2023

Receita líquida somou R$ 605,8 milhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 2,7% na comparação com igual etapa de 2022

Felipe Moreira

Fachada de lanchonete da rede Frango Assado, marca da IMC (International Meal Company). Empresa também detém operações da Pizza Hut e do KFC (Foto: Divulgação)
Fachada de lanchonete da rede Frango Assado, marca da IMC (International Meal Company). Empresa também detém operações da Pizza Hut e do KFC (Foto: Divulgação)

Publicidade

A IMC (MEAL3) reportou lucro líquido de R$ 35,1 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), revertendo prejuízo de R$ 4,8 milhões do mesmo intervalo de 2022, informou a companhia nesta quinta-feira (10).

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado consolidado totalizou R$ 88,7 milhões no 2T23, um crescimento de 20,8% em relação ao 2T22.

A margem Ebitda ajustada atingiu 14,6% entre abril e junho deste ano, alta de 2,2 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 2T22.

Continua depois da publicidade

As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 1,6% no segundo trimestre de 2023.

Saiba mais:

Confira o calendário de resultados do 2º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira

Continua depois da publicidade

O que esperar da temporada de resultados do 2º trimestre? Confira ações e setores para ficar de olho

A receita líquida somou R$ 605,8 milhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 2,7% na comparação com igual etapa de 2022.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 210,4 milhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 7% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 34,7% no 2T23, alta de 1,4 p.p. frente a margem do 2T22.

Continua depois da publicidade

As despesas gerais e administrativas somaram R$ 210,6 milhões no 2T23, um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2022.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 26 milhões no segundo trimestre de 2023, uma redução de 32% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

A geração de caixa operacional pro forma foi de R$ 41,5 milhões no trimestre, queda de 39,3% na base anual.

Continua depois da publicidade

Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 336 milhões, um crescimento de 12,9% na comparação com a mesma etapa de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,0 vezes em junho/23, queda de 0,7 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.

A IMC encerrou o segundo trimestre deste ano com 577 lojas, entre próprias e franquias, localizadas no Brasil, Colômbia e EUA.