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SÃO PAULO – O que você faria se fosse podre de rico? Muito provavelmente a primeira coisa que a maioria decidiria fazer é parar de trabalhar. É possível que você pense ainda em ter uma coleção de Ferraris, casas e apartamentos nas cidades mais badaladas do mundo, um jatinho particular de prontidão, um megaiate e, quem sabe, até um carro de R$ 1 milhão estacionado na sala, como o empresário Eike Batista, certo? Mas você sabia que alguns dos homens mais ricos do mundo abriram mão da vida glamorosa de bilionários e têm práticas e costumes tão frugais como a maioria de nós mortais?
Warren Buffett – Dono de uma fortuna de US$ 47 bilhões e quarto homem mais rico do mundo, o investidor de 82 anos mora na mesma casa que comprou por US$ 31,5 mil em Omaha, Nebraska, nos anos 50. Hoje a propriedade é avaliada em US$ 250 mil. Presidente da Berkshire Hathaway, Buffett diz gostar de sorvete de morango Häagen-Dazs no café da manhã e de se informar na internet. No entanto, ele não possui uma conta de e-mail. Proprietário de um Cadillac DTS que comprou há cerca de seis anos por US$ 50 mil – em dinheiro vivo –, o único luxo que o “oráculo de Omaha” admite ter é um jatinho particular.
Mark Zuckerberg – O bilionário mais jovem a figurar na lista da Forbes financiou a compra da casa onde vive nas proximidades da sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia. O empréstimo, de US$ 5,95 milhões, será pago durante os próximos 30 anos e foi a forma encontrada por Zuckerberg para aproveitar os baixos juros hipotecários nos EUA – a taxa é de apenas 1,05% ao ano, ou menos que a inflação. Nos trajes, ele prefere o modelito moletom, camiseta e jeans em vez dos ternos de grife tão comuns aos empresários. Nos pés, quase sempre usa tênis e sandálias Adidas. Dono de uma fortuna de US$ 9,4 bilhões, o criador do Facebook casou-se na mesma cerimônia em que sua noiva celebrou a formatura (provavelmente para economizar na festa). Programador de mão cheia, Zuckerberg passa cerca de 16 horas por dia trabalhando.
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Carlos Slim – O mexicano que desbancou Bill Gates do topo da lista dos homens mais ricos do mundo em 2010, com uma fortuna avaliada em US$ 73 bilhões, é famoso por não ter motorista e usar roupas das redes varejistas que possui. Segundo seu biógrafo, José Martínez, Slim paga todas suas despesas apenas com o salário de US$ 24 mil por mês que recebe do grupo em que trabalha. No seu tempo livre, o homem mais rico do mundo gosta de ficar com os seis filhos e os netos em sua casa, na Cidade do México.
Livros |
Escrito pelo expert em finanças Kari Nars, “Golpes Bilionários” traça um perfil dos dez maiores golpes financeiros da história. “Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é bom demais para ser verdade”. Editora Gutenberg.
Um Otimista Impaciente |
O mais alto em 90 dias |
Sky City One. Esse é o nome do prédio mais alto do mundo, que será erguido em Chagsha, capital da província chinesa de Hunan. Com 220 andares e 838 metros de altura, o arranha-céu, a cargo do Broad Group, está previsto para ficar pronto em apenas 90 dias, um recorde. O segredo está no uso de módulos pré-fabricados, que representam 95% da obra e darão à construção uma velocidade de cinco andares por dia. O projeto está orçado em US$ 628 milhões, e o novo marco chinês ultrapassará em dez metros o Burj Khalifa, atual prédio mais alto do mundo, em Dubai. |
Como se tornar viral em dez passos |
Lançado em março, o site Upworthy (www.upworthy.com) parece ter conseguido o que seus criadores queriam: atingir espantosos 8,7 milhões de visitantes por mês e, com isso, provavelmente o título de empresa de mídia que mais cresceu em 2012. A proposta é empolgante: tornar assuntos muitas vezes considerados chatos, como política e gráficos econômicos, em conteúdos atrativos e interessantes de serem compartilhados na web. Questionado pelo site Business Insider, o CEO e cofundador do Upworthy, Eli Pariser, afirmou que qualquer conteúdo pode se tornar um viral e ser compartilhado tanto quanto vídeos de “pessoas fazendo coisas ‘fail’” e piadas com memes. Pariser listou dez dicas para sites que almejam crescer em ritmo chinês: 1) não fale sobre política; 2) procure por novas histórias nas redes sociais; 3) concentre-se no Facebook (em vez de no Twitter); 4) reescreva 25 vezes cada chamada, até que fique atrativa; 5) não é errado “enganar” o leitor se ele vai amar a notícia em que clicou; 6) pense a publicidade de um modo diferente; 7) não se preocupe com a taxa de rejeição; 8) ser o primeiro não é o mais importante; 9) priorize o conteúdo na web (em vez de no mobile); e 10) escreva apenas aquilo que muitas pessoas vão gostar de ler. |
Essa matéria foi publicada na edição 42 da revista InfoMoney, referente ao bimestre janeiro/fevereiro de 2013. Para tornar-se um assinante da revista, clique aqui.
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