IM Trader
Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa sobe 0,43%, em dia de feriado nos Estados Unidos, com ajuda do Bradesco (BBDC4); dólar avança 0,11%

Mudança de CEO do banco brasileiro foi bem recebida e ajudou a puxar o principal índice da Bolsa local

Vitor Azevedo

Publicidade

O Ibovespa fechou em alta de 0,43%, aos 126.575 pontos, nesta quinta-feira (23) – dia marcado por um menor volume de negociações, de R$ 15,30 bilhões, já que as Bolsas norte americanas ficaram fechadas por conta do feriado de Ação de Graças.

“Isso traz uma menor liquidez aqui para o cenário local”, fala Gustavo Harada, chefe da mesa de renda variável da Blackbird Investimentos.

Na Europa, ele menciona que houve uma reação tímida à ata da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Fora isso, o especialista chamou a atenção para uma nova queda do petróleo, com o barril Brent recuando cerca de 0,8%.

Continua depois da publicidade

“A queda da commodity se dá principalmente por conta do adiamento da reunião da OPEP+, que ia acontecer nesse fim de semana”, contextualiza.

Segundo notícias recentes, as negociações de corte de produção enfrentaram problemas devido à insatisfação saudita com os níveis de produção de petróleo de outros países membros, que não reduziram a oferta como prometido, sugerindo que o país não estaria disposto em fazer novos cortes sozinho.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4), no entanto, ficaram estáveis, com leve alta de 0,03%. Já os papéis da Vale (VALE3) perderam 0,63%, acompanhando a queda do minério, de 0,86% em Dalian, com uma correção e também com novas sinalizações de que o governo chinês pretende controlar o preço da commodity.

Continua depois da publicidade

“Fora isso, blue chips, com movimento de realização de lucros, para o setor de mineração e siderurgia. CSN, GGBR4, Usiminas e Vale caíram hoje. E um dos destaques de baixa dos ativos que compõem o IBOV é CSN mineração, que também está muito relacionada com um movimento de realização de lucros, um movimento técnico”, expõe Leandro Petrokas, diretor de research da Quantzed.

Com o feriado americano e com as commodities caindo, quem ficou responsável por puxar o Ibovespa para cima, desta vez, foi uma notícia do cenário interno.

“Em dia de liquidez reduzida devido ao feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, o mercado local fechou no positivo, puxado pelos bancos, que acompanharam o avanço de Bradesco (BBDC4), após a cia anunciar a troca de CEO no fim de 2023″, fala Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.

Continua depois da publicidade

As ações preferenciais do Bradesco subiram 2,67%, com o mercado recebendo bem a mudança.

O dólar, por fim, subiu 0,11% frente ao real, a R$ 4,907 na compra e na venda.

“Os DI’s e o dólar ficaram praticamente parados. Mercado aproveitou que é feriado lá fora e não montou nem desmontou de forma abrupta posições tanto em juros quanto na moeda”, fala Petrokas. “Os investidores devem ficar muito atentos às negociações do Ministério da Fazenda justamente para compor o orçamento 2024. A gente sabe que o clima não está muito favorável, muito fácil, digamos assim, entre os atores da política. Então ainda deve vir muita negociação nesse sentido”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.