Publicidade
O Ibovespa Futuro opera com leve alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (6), véspera da divulgação da ata da última reunião do Copom, que deve detalhar os aspectos envolvidos na tomada da decisão que cortou 50 pontos base da taxa Selic, com atenções voltadas para falas de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
Haddad falará a partir das 9h15 no evento Macro Day, do BTG Pactual, sobre o cenário político e econômico brasileiro. Seus comentários serão acompanhados com atenção especial, uma vez que o ministro tem evitado responder se a meta fiscal de 2024 será alterada, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter dito no mês passado que o objetivo provavelmente não será cumprido e que ele não está disposto a cortar investimentos.
A projeção para a inflação de 2023 feita por analistas ficou estável na semana e a estimativa para o IPCA de 2024 subiu mais uma vez, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Relatório Focus do Banco Central. A previsão para o crescimento do PIB neste ano estabilizou, segundo a pesquisa.
Continua depois da publicidade
Às 9h15 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em dezembro operava com valorização de 0,06%, aos 119.830 pontos.
Em Wall Street, os índices futuros dos Estados Unidos operam com alta, dando continuidade ao impulso positivo da última sexta-feira (3), quando um relatório fraco sobre o emprego nos EUA reforçou a expectativa de manutenção dos juros em dezembro.
Os Estados Unidos criaram 150 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de outubro, abaixo do esperado e com forte queda ante os surpreendentes 297 mil novos postos de trabalho em setembro.
Continua depois da publicidade
As apostas dos traders de que o Fed manterá as taxas de juros estáveis em dezembro estão em 90%, enquanto a chance de que a primeira flexibilização da política monetária ocorra já em junho é de cerca de 80%, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
Além disso, os traders estarão atentos ao presidente do Fed, Jerome Powell, que deverá falar duas vezes nos próximos dias.
Nesta manhã, o Dow Jones Futuro subia 0,08%, S&P Futuro avançava 0,19% e Nasdaq Futuro registrava alta de 0,23%.
Continua depois da publicidade
Dólar hoje
O dólar comercial operava com alta de 0,03%, cotado a R$ 4,897 na compra e R$ 4,898 na venda.
Já o dólar futuro (DOLZ23) para dezembro recuava 0,12%, indo aos 4.909 pontos.
Enquanto isso, DXY, índice que mede a força do dólar perante à uma cesta de moedas, caía 0,11%, a 104,90 pontos.
Continua depois da publicidade
No mercado de juros, os contratos operavam com forte alta, com exceção do vencimento mais curto. O DIF24 (janeiro para 2024) opera com baixa de 0,01 pp, a 12,01%; DIF26, +0,04 pp, a 10,64%; DIF28, +0,06 pp, a 11,06%; DIF31 +0,05 pp, a 11,40%.
Exterior
Os mercados europeus operam majoritariamente em leve baixa na manhã de hoje, após garantirem expressivos ganhos na semana passada. O setor aéreo, porém, era destaque positivo após sólido balanço da Ryanair.
As bolsas europeias fecharam cautelosamente em alta na sexta-feira, encerrando na semana passada uma recuperação que durou uma semana, impulsionada por uma série de lucros sólidos e por uma percepção de inclinação pacífica por parte dos bancos centrais.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro caiu de 48,7 em setembro para 47,8 em outubro, atingindo assim seu patamar mínimo em 32 meses e marcando seu terceiro mês consecutivo de contração, informou nesta segunda-feira (6) pesquisa da a S&P Global em parceria com o banco HCOB.
Com isso, o índice composto, que agrega serviços e indústria, recuou de 47,2 para 46,5 em um mês, ficando pelo quinto mês seguido abaixo da linha média de 50,0 – que separa a contração da expansão.
Ásia
Os mercados asiáticos fecharam com alta generalizada, com destaque para forte alta das ações sul-coreanas, após o governo ter imposto novamente a proibição das vendas a descoberto, enquanto a maioria dos mercados da região se animaram com um relatório fraco de emprego nos EUA, que ajudou a reduzir as expectativas das taxas de juro.
As autoridades financeiras da Coreia do Sul afirmaram que as vendas a descoberto serão proibidas até ao final de junho de 2024. A venda a descoberto ocorre quando um trader vende ações emprestadas para recomprar por um preço mais baixo e embolsar a diferença.
Já a atividade empresarial do Japão expandiu-se em outubro, mas ao ritmo mais suave este ano. O índice final de gestores de compras (PMI) caiu para 51,6 em outubro, ante 53,8 em setembro, devido à fraca procura, segundo dado publicado pelo Jibun Bank e S&P Global.
Commodities
Os preços do petróleo subiam na segunda-feira, depois que os principais exportadores, Arábia Saudita e Rússia, disseram que manteriam cortes voluntários extras na produção de petróleo até o final do ano, mantendo a oferta restrita, enquanto os investidores estavam atentos a sanções mais duras dos EUA ao petróleo iraniano.
As cotações do minério de ferro na China fecharam quase estáveis, uma vez que os ganhos puxados por fundamentos saudáveis e estímulos foram parcialmente compensados por temores de uma possível supervisão governamental após a recente recuperação dos preços e o estreitamento das margens do aço.