Gross: “mortadela” dos emergentes, China é um dos maiores riscos para mercados

De acordo com o fundador da Pimco, ninguém sabe o que tem dentro da China, o que levanta questões acerca dos potenciais problemas na China e outros emergentes

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Bill Gross, fundador da gestora Pimco – maior credora dos mercados emergentes do mundo -, reforçou que um dos maiores riscos para os mercados é o ritmo de crescimento econômico da China, assim como uma das maiores dúvidas para as nações em desenvolvimento.

Em entrevista à agência americana Bloomberg, Gross ressaltou que “a China é como a salsicha” dos países emergentes. “Ninguém sabe o que tem dentro, e tem um pouquinho de mortadela, então teremos que nos perguntar ao longo deste ano acerca dos potenciais problemas na China e nos outros mercados emergentes”, afirmou.

Conforme ressaltou o gestor, a incerteza em relação ao crescimento chinês este ano torna os mercados mais inquietos, gerando uma maior demanda por ativos mais seguros. O último coringa em termos de mercado emergente, afirma o gestor, é a China. E questiona de quanto seria o crescimento do gigante asiático: “seis por cento? Sete por cento? Cinco por cento?”.

Continua depois da publicidade

A economia chinesa cresceu 7,7% em 2013, igual crescimento em relação ao ano anterior. De acordo com estimativas do Bloomberg, a economia da China deve crescer 7,4% em 2014, o ritmo mais lento desde 1990. 

Gross ressaltou que os mercados emergentes estão mais baratos. “O problema é que eles têm problemas”, afirmou, citando o caso do Brasil e da Turquia, que têm déficits de conta corrente cada vez maiores. “São países que, para estabilizar suas moedas, necessariamente precisam aumentar as taxas de juros e colocar suas economias em risco, em termos de desacelerar o crescimento”, avalia.

Além disso, o gestor afirmou que a economia global terá um crescimento bastante lento por muito tempo. E que, com certeza, foram vistos alguns números ruins nos EUA que levarão a alguns questionamentos se a taxa de crescimento de 3% do país é real ou não. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.