Publicidade
ATENAS – A Grécia e seus credores internacionais retomam as discussões nesta segunda-feira para liberar 8,1 bilhões de euros de empréstimos de resgate após interrupção de duas semanas durante as quais o governo quase entrou em colapso com o fechamento da emissora de TV estatal ERT.
O primeiro ministro do país, Antonis Samaras, disse esperar que as discussões sejam concluídas com sucesso, apesar dos contratempos ao programa de privatização do país e atrasos nas reformas do setor público.
Para pressionar Atenas a cumprir as reformas, o trio de credores pode se recusar a pagar a quantia total de uma vez só e, em vez disso, dividi-la em três parcelas mensais, relatou a mídia da Grécia.
Continua depois da publicidade
As apostas são altas. Se as discussões falharem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) pode ter que se retirar do resgate da Grécia para evitar violar suas próprias regras. Atenas também precisa resgatar cerca de 2,2 bilhões de euros em títulos em agosto.
O ministro das Finanças, Yannis Stournaras, terá sua primeira reunião com representantes da troika de credores – o FMI, a União Europeia e o Banco Central Europeu – às 11h00 (horário de Brasília).
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.