Governo da Argentina se prepara para anunciar pacote econômico

Ministro da Economia, Luis Caputo anuncia medidas de emergência governo do presidente Javier Milei

Bloomberg

Publicidade

O ministro da Economia argentino, Luis Caputo, fará um discurso gravado na noite desta terça-feira (12) para delinear as medidas de emergência do novo governo do presidente Javier Milei destinadas a impedir que o país mergulhe ainda mais na crise.

O anúncio será feito depois das 17h, horário local, no segundo dia completo de Milei no cargo, segundo o porta-voz-chefe do governo, Manuel Adorni. As mercearias aumentaram os preços e os bancos estão a oferecer taxas de câmbio acentuadamente mais fracas, antes de uma esperada desvalorização cambial.

Milei delineou uma visão sombria para uma rápida mudança política no seu discurso de posse no domingo, embora Caputo ainda não tenha detalhado a extensão das medidas. Adorni não deu mais detalhes sobre a transmissão de Caputo em sua coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira em Buenos Aires.

Continua depois da publicidade

O governo encerrou na segunda-feira o registo de exportações agrícolas da Argentina, um passo técnico que muitas vezes prenuncia uma desvalorização cambial ou uma grande mudança política. O banco central também confirmou que haveria transações limitadas no mercado cambial oficial do país até que o novo governo implementasse as suas próprias políticas.

Atualmente, um dólar vale cerca de 365 pesos pela taxa oficial. Mas os credores já estão à frente do governo. O Banco Santander Rio processava na terça-feira transações de varejo a 500 pesos por dólar por meio de seu site bancário on-line, enquanto o Banco BBVA Argentina operava a 540 pesos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto. A chamada taxa de swap blue chip, que reflete o que é oferecido no mercado negro, estava em cerca de 1.030 pesos por dólar.

As empresas locais estão se preparando para o pior, com a inflação galopando acima de 140% ao ano. Supermercados e mercearias receberam aumentos de preços superiores a 20% por parte dos fornecedores nos últimos dias, enquanto os postos de gasolina aumentaram os preços num montante semelhante. Os consumidores em algumas partes da capital pagavam 25% mais pelos alimentos na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Em seu discurso de posse, Milei disse que as estimativas privadas para a inflação mensal de dezembro a fevereiro variam entre 20% e 40%. Os dados de novembro da agência nacional de estatísticas serão divulgados na quarta-feira.

Na segunda-feira, o novo presidente e a sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Diana Mondino, reuniram-se com autoridades chinesas em Buenos Aires.

Milei, que durante a campanha descreveu a nação asiática como uma “assassina”, enviou uma carta ao presidente Xi Jinping pedindo sua ajuda na renovação de uma linha de swap cambial que serviu como uma fonte importante de financiamento para o governo anterior, de acordo com um reportagem do jornal Nacion, citando fontes não identificadas.

Publicidade

© 2023 Bloomberg LP