Governo autoriza compra de moedas estrangeiras pelo Fundo Soberano

Aplicações do fundo não terão impacto sobre o orçamento, já que se tratam de gestão de recursos do Tesouro Nacional

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério da Fazenda anunciou que, na última sexta-feira (17), ocorreu a primeira reunião do conselho deliberativo do Fundo Soberano do Brasil, autorizando a aplicação de seus recursos em moeda estrangeira. 

Formado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o conselho tem por função definir as diretrizes de investimento do fundo e sua política de aplicação. 

Moeda estrangeira
Na reunião, foi aprovada a autorização para que o Fundo Soberano faça aplicações em moda estrangeira, não havendo limites definidos para estas operações. O gestor do fundo já está autorizado a adquirir divisas estrangeiras para realizar as referidas aplicações. 

Continua depois da publicidade

“As aplicações financeiras do Fundo Soberano do Brasil não terão impacto sobre o orçamento, já que se tratam de gestão de recursos do Tesouro Nacional, não constituindo despesa pública”, esclarece, por fim, o Ministério da Fazenda, em nota enviada ao mercado na noite desta segunda-feira.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.