GNV é a última prioridade do governo na distribuição de gás, aponta Lula

Mesmo afirmando que a preferência vai para termelétricas e indústrias, presidente afirma que não faltará combustível

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a prioridade no fornecimento de gás natural é das usinas termelétricas. Na seqüência, vêm as indústrias e, em último lugar, motoristas que possuem carros equipados com o kit GNV. Mesmo diante dessa lista de importância, foi garantido que não haverá falta do combustível nos postos brasileiros.

“O nosso problema agora é que nós vamos ter que trabalhar para importar mais, para tentar trazer gás“, afirmou em coletiva de imprensa realizada após a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Internacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Palácio do Planalto.

Lula afirmou que, em 12 de dezembro, irá a Bolívia conversar com Evo Morales para acertar a situação. E nesta terça-feira (6), o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, já tem encontro com representantes bolivianos do setor para discutir o assunto.

Continua depois da publicidade

Redução no volume

As declarações são uma resposta à decisão tomada pela Petrobras, na semana passada, de reduzir em 17% o volume de gás natural fornecido a três grandes distribuidoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. O motivo alegado foi a necessidade de abastecer usinas termelétricas, que sofrem com a estiagem e precisam de uma alternativa para funcionar.

Especialistas afirmam que, uma vez que haja falta do produto no mercado interno, o consumidor sentirá no bolso. Nem a própria Petrobras descarta o aumento de preço, para contenção da demanda. O risco de desabastecimento deve permanecer até 2010, quando entrarão em operação os campos de Golfinho e Mexilhão, nas Bacias do Espírito Santo e de Santos.

“A Petrobras está investindo muito para que possamos ter auto-suficiência em gás. É por isso que estamos trabalhando com muito afinco para a construção de todos os gasodutos ligando o Brasil de Norte a Sul”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Parceria com a Venezuela

Por fim, o presidente falou sobre uma parceria com a Venezuela. “Estamos também discutindo o projeto de um gasoduto em conjunto”, disse, sem dar detalhes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.