Futuros dos EUA operam em queda, pressionados novamente pela Europa

Com fraca agenda local, investidores seguem precificando aprofundamento da crise na Zona do Euro

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em queda nesta segunda-feira (21), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -1,60% e -0,99%, respectivamente.

Mais uma vez, Wall Street vê suas perdas diretamente atreladas ao nervosismo sobre a crise fiscal na Zona do Euro, que vê as grandes economias da região cada vez mais próximas do olho do furacão.

Mais cedo, a agência de classificação de risco Moody’s apontou para um possível corte na nota de crédito da França, que atualmente é a maior possível, ou Aaa.

Continua depois da publicidade

Citando um aumento no prêmio pago para emitir papéis da dívida soberana e as perspectivas menores do crescimento em 2012 – o governo projeta a alta do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem em 1% –, a instituição vê uma perspectiva deteriorada pelo país. “O modelo social francês não pode ser financiado se o potencial da economia não é preservado”, afirma o relatório.

Além disso, o mercado segue pressionando para cima os yields dos papéis dos combalidos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), que seguem como os casos mais delicados da região.

Também pesam sobre os negócios, a informação de que o supercomitê norte-americano irá anunciar que falhou em selar um acordo sobre a redução do gasto público em US$ 1,2 trilhão ao longo da próxima década, informam publicações internacionais.

Continua depois da publicidade

Conforme publicado na imprensa, republicanos e democratas possuem diversos pontos em desacordo sobre impostos e gastos, sendo que as propostas devem ser apresentadas ainda nesta segunda-feira para serem votadas na quarta-feira.

Referências domésticas
Voltando à agenda norte-americana, figura solitária a divulgação do indicador Existing Home Sales às 13h00, de Brasília, trazendo o volume de venda de imóveis no mês de outubro. 

A escassez de referências locais reforça ainda mais a influência do velho continente nessa sessão.

Continua depois da publicidade

No front corporativo o destaque fica por conta da expectativa para os resultados de Hewlett-Packard e Jack In The Box, que apresentarão os números do terceiro trimestre após o fechamento do pregão regular no final do dia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.