Futuros dos EUA operam em alta, precificando noticiário político da Europa

Após semana conturbada, parlamentares de Itália e Grécia sinalizam acordo para sucessão e acalmam investidores

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em alta nesta sexta-feira (11), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com +0,49% e +0,59%, respectivamente.

O mercado norte-americano reflete o alívio externo, longe de ser definitivo, com impasses políticos na Grécia e Itália – os dois principais focos da crise fiscal na Zona do Euro.

Agora vai?
Após um tortuoso processo de negociações, o Senado italiano vota nas próximas horas um pacote de austeridade acordado com líderes europeus. Com isso, as medidas também devem passar pelo aval da Câmara dos Deputados no sábado e, logo após a votação se espera que o primeiro-ministro renuncie, sendo o ex-comissário europeu Mario Monti o favorito pelos mercados para substituir o premiê.

Continua depois da publicidade

Já a Grécia finalmente confirmou o nome de Lucas Papademos, ex-vice presidente do BCE (Banco Central Europeu) como o primeiro ministro que terá a tarefa de conduzir o país até as eleições gerais de fevereiro, mantendo até lá as finanças do país minimamente em ordem para receber a próxima parcela de resgate do FMI (Fundo Monetário Internacional) e evitar o default iminente.

Desde o anúncio de que Papandreou deixaria o cargo de primeiro ministro, Papademos, que toma possa nesta tarde, figurou entre as opções mais comentadas, sendo que as expectativas iniciais eram de que o nome fosse anunciado ainda no último domingo.

Referências domésticas
Entretanto, não se pode deixar de lado as influências locais que ajudam a ditar o ritmo em Wall Street. Às 14h00 de Brasília haverá a divulgação do indicador Michigan Sentiment, que aponta quinzenalmente a confiança do consumidor em relação à economia dos EUA.

Continua depois da publicidade

Além disso, o mercado norte-americano também acompanha de perto os últimos números da temporada de resultados do terceiro trimestre, que se aproxima do fim.

Nesta sessão, sem empresas de maior relevância, o destaque fica por conta do desempenho da Brookfield Asset Management, a ser divulgado nas próximas horas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.