Focus desta semana é reflexo do corte na Selic, dizem especialistas

Taxa de juros menor e redução do PIB dão o tom para relatório; expectativa para IPCA sobe para 6,2%

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – Os destaques do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (5) e segundo os analistas, foram os efeitos que a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) causou, ao reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. Ataulmente a Selic é de 12%

“A partir de quinta-feira [um dia após a decisão do Banco Central] ocorreu deterioração das expectativas inflacionárias para 2011 e 2012, que, depois da decisão surpreendente do Copom, levaram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2011 de 6,31% para 6,38%”, avaliam os economistas da Rosenberg & Associados.

Já a LCA Corretora, a expectativa é de aumento do IPCA, “uma vez que esperamos que esta última previsão, de 6,2%, continue ficando mais frequente nas próximas semanas”.

Continua depois da publicidade

Para a Concórdia Corretora, o boletim é resultado do PIB (Produto Interno Bruto). “Ele apontou uma revisão mais significativa do cenário macroeconômico brasileiro para 2011 e 2012, sob influência da inflexão da política monetária e do resultado do PIB do segundo trimestre”, avalia a corretora.

Esta também é a opinião da LCA. “Os indícios de desaceleração da atividade doméstica (com o crescimento do 3T11 podendo ser negativo) e a mudança de postura do BC nos fazem acreditar que novos cortes na Selic estão por vir”.

Novas reduções da Selic
Os analistas acreditam ainda que a próxima reunião do Copom, em 18 e 19 de outubro, traga uma nova redução de 50 pontos-base. Por fim, a Concórida reitera sua posição de que o corte do Banco Central foi precipitado.

Continua depois da publicidade

“Ainda que não concordemos com o cenário referencial do BC, consideramos que a acomodação da atividade doméstica abre espaço para um relaxamento da política monetária, ainda que o timing do Copom nos pareça equivocado. Por ora, aguardamos a ata da reunião do Copom para redefinir o nosso cenário de juros para 2011 e 2012”, concluem.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.