Fitch revisa para baixo previsão da economia global devido ao preço do petróleo

Instabilidade no Oriente Médio e o impacto do terremoto no Japão representam um obstáculo para a recuperação da economia mundial

Isabella de Abreu Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch revisou para baixo sua projeção para crescimento da economia global, refletindo os preços de petróleo maiores  após a instabilidade no Oriente Médio e o impacto do terremoto e do tsunami no Japão. 

“O aumento do preço da commodity após o agravamento dessas tensões políticas representa um obstáculo significativo para a recuperação da economia mundial”, diz a analista Maria Malas-Mroueh. Dessa forma, a previsão é de que o crescimento chegue a 3,2% em 2011 e 2012, após atingir 3,8% no último ano. 

Os analistas da Fitch também aumentaram a estimativa de inflação global, embora esperem que a resposta das autoridades monetárias venha mais cedo do que previsto anteriormente. 

Continua depois da publicidade

Projeções
As previsões para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA em 2011 sofreram queda de 3,2% para 3,0%, enquanto para 2012 a baixa foi de 3,3% para 2,8%. 

Para a Europa, a revisão para baixo é reflexo da crise fiscal de países como Portugal e Irlanda. Já para o Japão, a Fitch alterou preliminarmente a projeção de crescimento de 1,5% para 1% em 2011, embora “seja cedo demais para avaliar os impactos da tragédia na economia japonesa”. Em 2012, a revisão de 2,2% para 1,7% se deve principalmente às despesas de reconstrução do país. 

A agência também revisou para baixo as previsões para o crescimento do Brasil, China e Índia, mas afirmou que espera que a política de controle da inflação desses países continue. Em contraste, o aumento dos preços do petróleo levou a uma pequena revisão de alta para as projeções do PIB russo em 2011 e 2012.

Continua depois da publicidade