Fitch coloca ratings da Triunfo e da Invepar em observação negativa

Agência espera resolver situação assim que obter acesso às estratégias e condições de financiamento

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch colocou os ratings nacionais de longo prazo da Triunfo Participações (TPIS3) e da Invepar em observação negativa, comunicou nesta terça-feira (7). Essa revisão veio após a Triunfo e a Invepar ganharem o leilão dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, respectivamente. O IDR (Rating de Probalidade de Inadimplência) da Invepar também foi colocado em revisão.

Assim, o rating nacional de longo prazo da Triunfo permanece em A+(Bra) e o da Invepar em A(bra), mas podem ser rebaixados em breve. “Ainda não foi possível avaliar de forma segura a magnitude do impacto desta aquisição no perfil de crédito da Triunfo e da Invepar”, destacou a agência em comunicado. 

A Fitch lembra que ambas companhias pagaram um grande ágio para adquirir a concessão dos aeroportos – e deverão realizar novos investimentos no futuro, de R$ 8,7 bilhões para Viracopos e R$ 4,6 bilhões para Guarulhos – em cronograma acelerado devido à realização da Copa do Mundo de 2014. 

Continua depois da publicidade

Resolução
A agência destaca sua vontade de solucionar a observação negativa, assim que obter acesso às estratégias e às condições de financiamento a serem utilizadas na aquisição. Assim, obtendo mais informação sobre a geração de caixa operacional esperada e os investimentos programados. 

A Triunfo deverá passar por um provável suporte financeiro, que deverá ocasionar uma emissão de nova dívida – consequentemente elevando o nível de endividamento da companhia. Já a Invepar deve passar por um aporte de capital por parte dos acionistas, o que inclui os maiores fundos de pensão do Brasil, o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), o Petros, dos funcionários da Petrobras (PETR3; PETR4) e do Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.