Fim do QE2 pode trazer correção de 10% às bolsas, diz Société Générale

Se temporada de resultados não ajudar, banco espera que fim do auxílio tenha impacto negativo nas ações, como aconteceu com QE1

Julia Ramos M. Leite

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de anunciado há tempos, o fim da segunda rodada de flexibilização quantitativa do Fed – apelidada de QE2 – pode ter um efeito bastante negativo nos mercados acionários, de acordo com o Société Générale.

Em relatório assinado por Patrick Legland e Daniel Fermon, o banco francês aponta que as ações têm se mostrado bastante resistentes no ano, apesar de indicadores decepcionantes nos EUA, que vêm sinalizando uma recuperação mais lenta do que o esperado da maior economia do mundo.

O motivo por trás dessa resiliência, de acordo com o Société, são boas surpresas no front corporativo. Entretanto, na avaliação do banco, “a economia hoje parece não conseguir substituir o substancial estímulo fiscal e monetário do Fed para garantir um crescimento sustentável”.

Continua depois da publicidade

Assim, a expectativa é que, caso haja uma decepção com as margens das empresas no segundo trimestre, o QE2 traga uma correção de 10% à renda variável nos próximos meses, “como aconteceu ao final do QE1”. 

Dólar tem caminho incerto
Além disso, o banco também traçou suas perspectivas para o dólar com o final do pesado auxílio do Fed. A enorme emissão da moeda norte-americana pelo banco central norte-americano, combinada com baixas taxas de juro levou os investidores a buscarem ativos de risco – e, consequentemente, derrubou o dólar no mercado internacional.

Entretanto, com o Fed parando de colocar moeda na economia, os investidores começam a se preocupar com o que deve acontecer nos mercados com o fim dos estímulos, em meio a uma crise fiscal na Europa e dados ruins dos EUA. Entretanto, a tendência do dólar ainda é indefinida para o Société, que afirma que a direção da divisa é “particularmente incerta”. 

Continua depois da publicidade

Já a tendência das commodities, especialmente petróleo e metais, é de queda depois do final do QE2, segundo o banco francês. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.