Publicidade
LONDRES – As empresas de serviços públicos da Alemanha impulsionaram as ações europeias para novas máximas nesta segunda-feira, sessão em que investidores foram encorajados por dados mostrando cenário econômico melhor para a região e a contínua oferta de recursos baratos.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis europeus, fechou em alta de 0,49 por cento, a 1.304 pontos.
O índice de blue-chips da zona do euro EURO STOXX 50 fechou em alta de 0,88 por cento, a 3.081 pontos, enquanto o DAX da Alemanha terminou no maior nível em todos os tempos a 9.225,43 pontos.
Continua depois da publicidade
O indicador de empresas de serviços públicos deu a maior contribuição ao índice europeu, com as empresas alemãs RWE e E.ON subindo 5,93 por cento e 4,07 por cento, respectivamente.
Operadores citaram como catalisadores da alta a elevação da recomendação da RWE pelo BNP Paribas e as expectativas de uma decisão judicial favorável sobre o imposto do combustível nuclear da Alemanha.
O banco central da Alemanha também manteve viva a expectativa de que uma recuperação mais forte vai tomar forma em 2014, enquanto o superávit comercial da zona do euro cresceu mais que o esperado em setembro.
Continua depois da publicidade
“Uma economia melhor era a peça que faltava no quebra-cabeça, mas os indicadores antecedentes no mundo desenvolvido e na Europa são agora favoráveis”, disse o gestor de fundos europeus de ações no banco suíço e fundo grupo de gestão SYZ, Eric Bendahan.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.