Em linha com expectativas, CMN mantém TJLP em 9,75% a.a. para o 3T04

Decisão do Conselho pode ser justificada pelas perspectivas de maior inflação nos próximos 12 meses

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Refletindo as projeções de uma aceleração da inflação nos próximos meses, especialmente em função de uma maior pressão dos preços do atacado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou nesta quarta-feira, dia 30 de junho, a manutenção da TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo) em seu atual patamar de 9,75% ao ano para o terceiro trimestre de 2004.

Na reunião anterior, ocorrida em março deste ano, o Conselho optou por um corte da TJLP, que foi reduzida, dessa maneira, de 10% para 9,75% ao ano. Na ocasião, um corte da taxa era justificado pelas perspectivas de que a inflação não deveria se desviar da trajetória de metas do Banco Central, mesmo com os repiques ocorridos no primeiro bimestre deste ano.

Inflação pode se desviar das metas

Se a perspectiva quanto à inflação foi a justificativa para o corte da TJLP que vigorou no segundo trimestre, esta é a mesma explicação que pode ser dada para a manutenção da taxa nesta reunião do CMN. É que desde março as projeções para a inflação, tanto no atacado quanto no varejo, foram revistas para cima, em função, principalmente, de uma elevação consistente dos preços no atacado.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma idéia, se formos levar em conta as perspectivas do mercado contidas no relatório Focus do final de março, na época da reunião anterior, quando a TJLP foi cortada em 25 pontos base, as projeções eram de uma inflação bem menor que aquela que é esperada atualmente. Para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo), por exemplo, o mercado esperava uma alta de 5,52% para os 12 meses contados a partir dali.

Atualmente, considerando as projeções do Focus desta semana, espera-se que nos próximos 12 meses o IPCA registre uma elevação de 6,25%. Para a Selic, enquanto as projeções do mercado, em março, apontavam para um patamar de 14% ao ano no final de 2004, espera-se, atualmente, que a taxa básica de juro encerre o período em 15% ao ano.

Entenda a TJLP

A TJLP foi criada em dezembro de 1994 com a finalidade de estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo. Ela remunera três fundos compulsórios, o PIS/PSEP, o FAT e o Funda de Marinha Mercante. Em 1995 a TJLP passou a incidir sobre os financiamentos concedidos pelo BNDES, como Finame, Finem e BNDES automático. Ela é válida para empréstimos de longo prazo e, apesar de seu custo ser variável, ela permanece fixa a cada trimestre civil.

Continua depois da publicidade

A metodologia de cálculo da TJLP foi alterada várias vezes, mas desde setembro de 1999, passou a ser calculada com base na inflação média pró-rata prevista para os próximos 12 meses, dentro do conceito de metas de inflação, acrescido de um prêmio de risco.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.