Dólar segue praticamente estável em dia de cautela nos mercados

Moeda vale R$ 1,74 na venda e aguarda desdobramentos na Europa; investidores mantêm posições defensivas

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – Praticamente estável desde a abertura da sessão, o dólar comercial opera nesta terça-feira (8) em leve em queda de 0,17%, cotado a R$ 1,745 na venda.

“O clima na Europa melhorou e o mercado reduziu a aversão ao risco… De manhã o mercado estava animado com a possibilidade do Berlusconi ser substituído”, explica a diretora de cambio da AGK Corretora, Miriam Tavares.

No câmbio internacional, o dólar também perde espaço frente a uma cesta de divisas: euro (-0,33%), libra (-0,23%), iene (-0,4%) e franco suíço (-0,78%).

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira predomina o acompanhamento das questões políticas na Itália, que sofre com a possível saída do premiê Silvio Berlusconi, em meio as especulações de que seu governo não passará pela votação sobre Orçamento nesta terça-feira. Mais cedo, o líder da Liga Norte e principal aliado de Berlusconi, Umberto Bossi, disse que ele deveria renunciar.

Grécia
Ainda na Zona do Euro, ficou para esta data a definição do novo premiê da Grécia. Segundo a imprensa internacional, o primeiro-ministro demissionário da Grécia, George Papandreu, e o líder da oposição, Antonis Samaras, já teriam chegado a um acordo sobre o novo chefe do governo Grego. Há pouco, e segundo o noticiário local, a reunião entre Papandreu e Samaras teria terminado e o escolhido seria o ex-vice presidente do Banco Central Europeu, Lucas Papademos.

Há ainda informações de que o Governo socialista grego demitiu-se em bloco para facilitar a transição de poderes. ”A cautela continua enquanto não se resolverem todas estas questões na Europa. Assim os investidores mantendo posições defensivas”, conclui Miriam.

Continua depois da publicidade

Indicadores
A agenda desta terça-feira não contará com indicadores relevantes nos Estados Unidos. No front doméstico, destaque para o IGP-DI(Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de outubro, divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) que apontou inflação de 0,40%. A FGV também divulgou o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) que marcou 0,34%.

Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) reportou a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física – Regional de setembro, registrando queda em sete das 14 capitais pesquisadas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.