Dólar comercial recupera-se das perdas da manhã e passa a operar estável

Mercado espera por maiores informações sobre a possível atuação do Governo para conter o efeito da operação da Petrobras

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar comercial deixa o movimento negativo do início do pregão e passa a operar perto da estabilidade nesta sexta-feira (17), sendo cotado a R$ 1,7170 na venda, em sessão movimentada pela divulgação de indicadores nos Estados Unidos.

Dividindo o sentimento dos investidores, a agenda de indicadores nos EUA trouxe a elevação de 0,3% dos preços ao consumidor em agosto, enquanto as expectativas eram de inflação de 0,2% no período.

Já o índice sobre a confiança do consumidor referente a setembro, pesquisado pela Universidade de Michigan, causou decepção ao marcar 66,6 pontos, frente a expectativas de 70 pontos.

Continua depois da publicidade

Fluxo cambial
Ademais, os investidores continuam a avaliar o cenário de excesso de dólares, com o esperado aumento do fluxo de divisas em função do processo de capitalização da Petrobras. Nesta sessão, a companhia anunciou a elevação do teto para o lote adicional de ações em sua oferta primária, que passa de 10% para 20% das ações inicialmente ofertadas.

Paralelamente, o mercado espera por maiores informações sobre a possível atuação do Governo para conter o efeito da operação da Petrobras no mercado de câmbio, após o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciar possíveis intervenções via elevação do IOF  (Imposto sobre Operações Financeiras), além da compra de moeda com recursos do Fundo Soberano Brasileiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.