Publicidade
SÃO PAULO – Puxado pelo avanço da Vale (VALE3, VALE5) e pela recuperação nas bolsas de Wall Street, o Ibovespa terminou o pregão da última terça-feira (29) em alta de 0,34%, aos 67.418 pontos. O dia foi marcado por intensa volatilidade e trouxe um movimento de recuperação após duas sessões de queda seguidas do benchmark.
No plano doméstico, o governo aprovou um novo decreto que estende a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de câmbio de empréstimo externo. A partir do novo texto, as operações de empréstimo externo que possuam prazo de até 360 dias serão taxadas em 6,00%. Antes, apenas as operações com prazo inferior a 90 dias eram taxadas, com alíquota de 5,38%.
Lá fora, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s cortou o rating de Portugal de ‘BBB’ para ‘BBB-‘, com perspectiva negativa. Além disso, as tensões políticas no norte da África indicam que os EUA podem ter de armar os rebeldes líbios para enfrentar as tropas de Muammar Ghaddhafi, já que o ditador não tem mostrado intenção nenhuma em entregar o poder, segundo agências internacionais.
Continua depois da publicidade
“O fluxo de notícias se mostra muito intenso, bem acima do visto no ano passado, e o mercado segue sensível à qualquer mudança no cenário externo”, afirma o analista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger. Para ele, a volatilidade segue em pauta tanto no pregão desta quarta-feira (30) quanto nos próximos meses, refletindo o aumento de preços de matérias-primas em mercados emergentes e novos acontecimentos internacionais.
Agenda
Por aqui, as atenções estão voltadas para dados sobre inflação. Pela manhã, é divulgado o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) de março, assim como o relatório de inflação do Banco Central, “que há tempos não era tão esperado pelo mercado”, diz Brugger.
As expectativas para o relatório giram em torno da sinalização de um possível ciclo de aperto monetário não tão grande como no início do ano, com medidas adicionais de restrição ao crédito além da taxa Selic (taxa básica de juros). “O dado pode definir o desempenho dos setores de construção e consumo”, segundo o analista.
Continua depois da publicidade
Os dois setores ficam em foco também na agenda, com a divulgação dos balanços do quarto trimestre de 2010 da Triunfo (TPIS3) e Brookfield (BISA3), ao término da sessão. Entre os resultados de peso, a Cesp (CESP6) também se destaca.
Por fim, nos Estados Unidos, acontece a divulgação do ADP Employment de março, cujos dados são tidos como uma prévia para o relatório de emprego do país em março, esperado para a próxima sexta-feira (1). O mercado espera que os dados confirmem as perspectivas mais otimistas para a recuperação do país, já vistas em indicadores recentes, segundo Brugger.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.