Direto ao ponto: Em semana recortada por feriado, dia pode ser de ajuste

Quarta-feira é marcada ainda por uma agenda carregada de indicadores vindos do mercado externo e internamente

Publicidade

SÃO PAULO – Diante do Feriado da Proclamação da República na última terça-feira (15), a Bolsa de Valores de São Paulo não operou, o que fez com que as atenções se voltassem para as questões do mercado externo, principalmente repercutindo o fato de os rendimentos dos títulos públicos de dez anos da Itália terem voltado a superar os 7%.

Segundo a Tendências Consultoria, como a semana no Brasil foi recortada pelo feriado da véspera, a quarta-feira poderá ser de ajustes nos preços dos ativos.

Além disto, os analistas explicam que “após uma semana de muita volatilidade, em meio ao agravamento das tensões relacionadas à Grécia e, principalmente, Itália, que resultaram na necessidade de mudanças no comando político destes países, os próximos dias devem trazer alguma acomodação do ambiente na Europa”. 

Continua depois da publicidade

Agenda e resultados trimestrais 
A quarta-feira será marcada por uma agenda carregada de indicadores vindos do mercado externo e internamente. No cenário doméstico os investidores acompanham a divulgação feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal), referente à segunda quadrissemana de setembro. 

Por sua vez, o Banco Central informou por meio de nota que a divulgação dos dados sobre fluxo cambial até o dia 11 de novembro foi adiada para quinta-feira (17), às 12h30.

Nos Estados Unidos, será revelado o CPI (Consumer Price Index), índice de preços ao consumidor, e o Core CPI, que exclui os custos relativos à alimentação e energia. Os investidores acompanham ainda os dados do setor industrial, com indicadores como o Industrial Production e o Capacity Utilization, que medem a produção industrial no país e a capacidade utilizada, respectivamente.

Continua depois da publicidade

A principal economia do mundo também reporta o relatório semanal de estoques de petróleo, organizado pela EIA (Energy Information Administration). Por fim, discursa nesta data nos EUA, o presidente do Fed de Richmond, Jeffrey Lacker e também do Fed de Boston Eric Rosengren.

Por fim, não é esperado a divulgação de nenhum resultado trimestral no cenário doméstico.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.