Diante da estiagem no Nordeste, Aneel recomenda ativação de termoelétricas

Entretanto, o comitê responsável pela decisão optou por não acionar usinas, possivelmente devido à agenda política

Publicidade

SÃO PAULO – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recomendou ao CMSE (Comitê de Monitoramente do Setor Elétrico) o acionamento das termolétricas com custo de até R$ 456/MWh como forma de garantir o nível mínimo dos reservatórios no Nordeste.

Mesmo com a seca perdurando na região, o comitê decidiu aguardar, baseado em dados que sugerem que o período de chuvas está atrasado, em decorrência de uma maior intensidade do fenômeno La Niña, que causa resfriamento das águas do pacífico e altera o ciclo climático em várias partes do mundo, dentre as quais o Brasil.

Avaliação
Segundo o analista Ricardo Corrêa, da Ativa Corretora, esses fatos são positivos para a Tractebel (TLBE3), AES Tietê (GETI4) e Cemig (CMGI4), mas potencialmente arriscado para o setor elétrico. Já a MPX Energia (MPXE3) não é beneficiada por não estar operando no momento.

Continua depois da publicidade

O analista cita ainda que a decisão do CMSE pode ter viés político, uma vez que se ocorresse um aumento substancial da tarifa cobrada no Nordeste, poderia haver prejuízo para a candidata da situação na atual disputa pela presidência.

Por fim, a avaliação é de, que se mantida a trajetória recente do regime de chuvas, é plausível esperar que as geradoras de energia sejam beneficiadas pelo acionamento das termolétricas e consequente aumento das tarifas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.