De olho no PIB, Índia corta novamente juro básico do país, para 5,5% ao ano

Quarto afrouxamento monetário em menos de três meses explica-se também por recuo na inflação; US$ 4,1 bi livres por compulsório

Publicidade

SÃO PAULO – Visando estimular o crescimento econômico, o Banco Central da Índia realizou novo afrouxamento monetário – quarto em três meses – ao cortar o juro básico do país em 100 pontos-base, para o patamar de 5,5% ao ano.

Além disso, a instituição reduziu tanto a taxa de recompra reversa, de 5% para 4%, quanto a de deposito compulsório, de 5,5% para 5%. Com a última medida, serão liberados nada menos que US$ 4,1 bilhões no sistema financeiro do país.

Inflação alivia

Parte destes movimentos explica-se pela trégua da inflação na Índia, ao passo que a queda livre do mercado de commodities, aliada ao menor consumo, alivia a pressão sobre os preços correntes. Em números, a inflação recuou de 12,91% em agosto para 6,38% em dezembro, ambos do ano passado.

Continua depois da publicidade

Graus de liberdade

Em oposição a EUA, Europa e Japão, os maiores países emergentes, liderado pelos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), ainda detém o instrumento monetário como motor ao PIB (Produto Interno Bruto), dado que os juros básicos dessas ações encontram-se em patamares relativamente altos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.