CVM pretende criar novo mercado de balcão para negócios com ações

Mudança acabaria com monopólio das bolsas e deverá favorecer grandes investidores, afirma o superintendente da Comissão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está considerando criar e organizar um mercado de balcão para negociar grandes lotes de ações, acabando assim com o monopólio das bolsas de valores nas negociações com esses ativos, segundo reportagem publicada na edição desta quarta-feira (29) no jornal O Estado de São Paulo.

Caso seja implementada, a medida deve beneficiar principalmente os grandes investidores, afirmou Waldir de Jesus, superintendente de Relações com Mercado e Intermediários da Comissão.

Segundo ele, muitas vezes o investidor precisa realizar um grande número de operações, em transações de grande porte, para não influenciar o preço da ação. Com o mercado de balcão será possível negociar grandes lotes, a preço de mercado.

Continua depois da publicidade

Ainda leva tempo

Esse foi o primeiro passo dado pela CVM na direção do fim do monopólio das bolsas, mas Waldir de Jesus acredita que essa não deverá ser uma mudança de implementação rápida.

De acordo com a minuta colocada em audiência pública, a Comissão afirma que irá avaliar novamente as “restrições à concorrência”. “A competição é uma coisa salutar para o mercado”, lembrou o seu superintendente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.