Corte no gás faz U.S. Steel diminuir produção em unidade na Eslováquia

Redução no fornecimento da Rússia para Ucrânia limita produção máxima; ArcelorMittal também reduz fabricação de aço

Publicidade

SÃO PAULO – Diante do corte de 50% no fornecimento de gás da Rússia para a Ucrânia, a U.S. Steel informou nesta quarta-feira (7) a redução da produção na unidade de Kosice, localizada na Eslováquia.

“Nós ajustamos nossa produção em linha com as restrições”, disse um porta-voz da siderúrgica norte-americana, ao passo que o rompimento no provimento do combustível impede que a fábrica opere na capacidade máxima, cujo volume gira em torno de 4,5 milhões de toneladas métricas de ferro-gusa por ano.

ArcelorMittal também sofre

Tal redução não é exclusividade da U.S. Steel, dado que a ArcelorMittal – maior siderúrgica do mundo – realizou movimento semelhante em sua planta de Zenica, na Bósnia. Esta unidade detém capacidade de produzir cerca de 2 milhões de toneladas de aço por ano.

Continua depois da publicidade

Outra afetada pelos entraves entre Ucrânia e Rússia é a austríaca Voestalpine, que afirmou que necessitará alterar seu método de produção de aço se o rompimento do gás permanecer no decorrer desta semana, apesar de esperar não realizar cortes no montante a ser fabricado.

Em sessão difícil para os mercados, dada deterioração do mercado de trabalho nos EUA, as ações da U.S. Steel operavam há instantes com forte desvalorização de 5% em Wall Street, enquanto que, do outro lado do Atlântico, os papéis da ArcelorMittal fecharam em baixa de 3% no pregão de Amsterdã.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.