Conversores podem ser comprados pela internet, mas é preciso pesquisar preços

Sem conseguir mexer muito nos valores, lojas criam diferenciais para atrair quem quer ter TV Digital

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Com a chegada da TV Digital ao Brasil a procura pelos conversores é grande. Alguns aparelhos que chegaram às redes varejistas no último dia 02 já não estão mais sendo encontrados a pronta entrega, apenas por encomenda. No entanto, é possível adquirir todos os modelos fabricados no País por meio das lojas virtuais.

Fnac, Submarino, Ponto Frio, Extra, Americanas e Fastshop são algumas das lojas que oferecem os set top box, tanto para TVs analógicas, quanto para as HDs. No entanto, antes de comprar, é preciso pesquisar, afinal, apesar dos aparelhos saírem com preços sugeridos de venda pelas fabricantes, nem sempre esse valor é o praticado pela loja.

Além disso – como todas querem atrair os consumidores – muitas estão oferecendo facilidades, como descontos para determinadas formas de pagamento e instalação gratuita do equipamento.

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Preços

Os conversores fabricados pela Positivo – um para televisores convencionais e outro para televisores HD – são vendidos em grande parte das lojas pelos preços sugeridos pela fabricante (R$ 499 e R$ 699, respectivamente). No entanto, na Americanas.com, o equipamento mais simples custa R$ 599, ou seja, 20% mais caro do que nos demais estabelecimentos.

Outro aparelho que pode ser encontrado com preços diferentes nas lojas virtuais é o conversor Semp Toshiba 2007M (para televisores comuns), que é vendido em algumas lojas – Fnac, Extra e Americanas – por R$ 799, ou seja, 11% mais barato que o vendido na própria loja virtual da Semp Toshiba e no Ponto Frio (onde o preço é R$ 899). Para televisores HD o conversor custa R$ 1.099.

Os aparelhos da Sony e da Phillips são vendidos por R$ 999 e R$ 1.099 – respectivamente -, sem diferenciação de preço nas diversas lojas citadas.

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Atraindo clientes

Para ampliar a venda dentro do segmento, o Extra anunciou que investirá na formação de consumidores e prestação de serviço. “Em parceria com a Sony, o Extra vai prestar um serviço diferenciado e oferecer as condições necessárias para que o nosso cliente entenda e possa fazer uso da tecnologia da TV Digital”, afirma Pedro Paulo Di Giacomo, diretor comercial de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar.

“Estamos colocando à disposição do consumidor os equipamentos necessários para a adaptação e ao acesso à transmissão digital”, diz William Lima, gerente de produtos da Bravia/Sony. “Porém, nossa preocupação inicial é também explicar, de forma didática, todas as dúvidas sobre o funcionamento dos aparelhos e a principal proposta do novo conceito de TV – melhorar a qualidade de sinal e imagem. Neste ambiente, o consumidor terá a oportunidade de colher informações e conhecer as novidades do mundo digital”, completa Lima.

A ação que começa dia 05 de dezembro vai até março de 2008 e começa pela loja do Extra do Morumbi, em São Paulo. Para isso foram instaladas ilhas digitais onde os consumidores terão acesso aos novos produtos, além do apoio de promotores, que irão tirar dúvidas.

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A Fast Shop também disponibiliza no site um especial com o objetivo de explicar todas as alterações da TV Digital. Além disso, o cliente tem a opção de agendar uma visita técnica (que é cobrada) para que um profissional verifique a disponibilidade do sinal digital na região em que o consumidor mora, uma vez que o sinal está disponível apenas em alguns pontos da região metropolitana de São Paulo e a loja não aceitará devoluções motivadas por indisponibilidade do sinal digital.

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