Consumo de energia no Brasil apresenta crescimento de 5,6% em 2008, afirma EPE

Empresa destaca que a crise não conseguiu alterar ritmo do consumo de maneira significativa no final do ano passado

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – A crise econômica não foi capaz de frear a expansão do consumo de energia no País. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), foram consumidos 252 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo) no ano passado, representando um crescimento de 5,6% em relação a 2007.

Considerando apenas o uso final (isto é, excluindo o consumo na transformação), o consumo de energia no Brasil cresceu 5,2% em 2008, atingindo 211,9 milhões tep, variação próxima dos 5,1% registrados pelo PIB (Produto Interno Bruto).

Dentre as principais formas de energia primária, a única que não apresentou expansão foi a energia hidráulica, que sofreu retração de 1,7%, reflexo da orientação de manter níveis estratégicos de armazenamento nos reservatórios do País. Como consequência, a energia termelétrica apresentou forte aumento de 37,9%, o que contribuiu para o maior consumo do gás natural, que fechou o ano como a energia primária de maior avanço no consumo (+16,9%).

Continua depois da publicidade

Etanol em destaque

Graças à exportação de mais de 5,1 bilhões de litros de etanol – crescimento de 45% entre 2007 e 2008 – a cana-de-açúcar e seus derivados tornou-se a segunda principal fonte de energia primária no País, com evolução 9,1% na passagem. Tal fato contribuiu para que a matriz energética nacional renovável diminuísse apenas 0,6 ponto percentual, totalizando 45,3%.

Com relação aos combustíveis, grande destaque para o aumento do consumo de etanol (+17,7%). No entanto, a ampliação mais significativa foi a do álcool hidratado, que subiu 28,2% no período. No total, o consumo de combustível no Brasil cresceu 5,2% entre 2007 e 2008.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers