Consultoria britânica retira grau de investimento do Brasil

As contas do governo brasileiro em deterioração fizeram com que a agência cortasse a nota do Brasil de BBB para BB

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As contas do governo brasileiro em deterioração fizeram com que a consultoria e agência de classificação de risco britânica EIU (Economist Intelligence Unit) retirasse o grau de investimento do País, que tinha sido concedido em 2012.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a EIU – braço do grupo que publica a revista “The Economist” – reduziu a nota da dívida soberana de BBB para BB. Em 2013, a EIU recebeu em 2013 a certificação de agência de classificação de risco da ESMA (European Securities and Markets Authority), autoridade reguladora do mercado europeu.

“Em nossa análise qualitativa, reconhecemos que a nova equipe econômica trouxe um ganho de credibilidade para o governo, mas isso não compensou o efeito da forte piora dos dados”, afirmou Roberto Wood, analista da agência.

Continua depois da publicidade

E Wood considera improvável que o Brasil recupere o grau de investimento nos próximos dois anos. Por outro lado, o risco de calote ainda é baixo, afirma, pois o Brasil possui um colchão de reservas internacionais e dívida pública externa baixa. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.