Publicidade
Dados preliminares sobre as consultas por empréstimos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apontam para uma estabilização, na margem, em relação ao nível do fim de 2015, afirmou nesta segunda-feira, 28, o presidente da instituição de fomento, Luciano Coutinho. “A queda das consultas no ano passado foi forte no segundo semestre. Aparentemente, neste primeiro trimestre, ela parou de cair. Ela estabilizou. Não sabemos ainda se é uma tendência ou não”, disse, pouco antes de participar de jantar em homenagem aos 50 anos da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), no Rio.
A consulta por um empréstimo é o primeiro passo do trâmite de qualquer pedido de crédito ao BNDES. Serve, portanto, de termômetro da confiança das empresas em tirar do papel projetos de investimento, Coutinho ponderou que, como a queda nas consultas foi mais forte no segundo semestre, a estabilização do valor das consultas neste início de ano ainda representará queda na comparação com o início de 2015.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.