CMN define meta de inflação de 4,5% até 2018 com banda de 1,5 ponto percentual

Além disso, a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para o terceiro trimestre em 7,5%

Rodrigo Tolotti

Fachada do Banco Central do Brasil
Fachada do Banco Central do Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – O CMN (Conselho Monetário Nacional), decidiu por manter em 4,5% a meta de inflação até 2018, com banda de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Com isso, o piso será de 3% e o teto permanece em 6% – o mesmo patamar que foi definido para o ano de 2017. Neste ano, o teto é um pouco mais alto, de 6,5%. Além disso, a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para o terceiro trimestre em 7,5%.

“O Conselho [Monetário Nacional] avaliou a conjuntura macroeconômica doméstica e externa e concluiu que seria oportuno fixar em 4,5% [a meta central de inflação para 2018]. Há de fato muita incerteza no ambiente econômico atualmente. Em nenhum momento, foi discutida a redução da meta [para 2018]”, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton.

“Os membros do Conselho veem um ambiente com incerteza e nesse momento é importante convergir a inflação para a meta, que é um trabalho que está sendo conduzido pelo Banco Central”, concluiu o secretário.

Continua depois da publicidade

A última vez que o Copom, por meio da definição dos juros básicos da economia, atingiu a meta central de inflação foi em 2009. Já no ano passado, o IPCA ficou em 10,67%, bem acima do teto da meta, e, por isso, o então presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, teve que justificar o descumprimento.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.