Cinco anos após crise, Paulson diz que líderes souberam gerenciar “tempestade”

Ex-secretário do Tesouro dos EUA classifica crise de 2008 como tempestade secular

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Quando ocorre uma forte “revolta da natureza”, com tempestades bastante marcantes e que deixam um rastro de destruição pode onde passam, os meteorologistas usam a expressão 100 year storm (ou tempestade secular), de forma a designar um evento que, se ocorrido agora, só terá maior probabilidade de ocorrer daqui a cem anos. 

Apesar das controvérsias acerca da interpretação deste termo na meteorologia, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Hank Paulson, fez uso desta expressão para classificar a crise financeira de 2008, que completa 5 anos no próximo dia 15 de setembro, que teve como ápice a falência do Lehman Brothers. E, em entrevista à CNBC, destacou que ninguém que estava lá tinha visto nada semelhante no mercado.

Paulson conduziu o Tesouro durante a crise financeira e ajudou a criar o TARP (Trouble Asset Relief Program) de US$ 700 bilhões. O programa permitiu ao governo Barack Obama usar os fundos de estímulo para combater a execução de hipotecas e incentivar o crédito à pequena empresa.

Continua depois da publicidade

“Eu vou falar sobre os CEOs (Chief Executive Officer), porque eu interagia com vários deles que dirigiam grandes empresas durante a crise. Alguns eram mais capazes que outros, mas eu acho que todos eles conduziram de forma correta e estavam lidando com uma crise que nunca tinham visto na vida”, destacou. “Está foi uma ‘tempestade do século’, esses excessos já estavam crescendo há muitos anos”, completou.

Paulson também deu a sua opinião sobre outros assuntos, classificando a escolha de Ben Bernanke como presidente do Fed como uma das melhores decisões de George W. Bush no governo. Quanto a quem deve assumir o cargo, Paulson afirmou que os dois candidatos mais prováveis, Janet Yellen ou Larry Summers, são capazes. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.