Cifrão na Mão leva conhecimento sobre finanças para pessoas surdas

Projeto foi elaborado por Rafael Souza Silveira, que viu a falta de acessibilidade sobre os conteúdos sobre o tema nas redes

MoneyLab

Rafael Souza Silveira, criador do Cifrão na mão
Rafael Souza Silveira, criador do Cifrão na mão

Publicidade

Sabendo que grande parte do conteúdo sobre finanças disponíveis na internet são elaborados estritamente para ouvintes, o catarinense Rafael Souza Silveira, formado em administração, hoje com 38 anos, criou o “Cifrão na Mão”, juntamente com seu irmão e sócio Fábio Souza Silveira, responsável pela filmagem, edição e hoje também pelo desenvolvimento dos produtos do negócio, como cursos e treinamentos.

Um pouco antes de fechar um ano de projeto, e com o crescimento da página, os irmãos viram que precisariam de ajuda, foi então que contataram um amigo próximo, Otávio Matheus Werpachowski Lenzi, hoje também sócio, para a equipe, formando o time que hoje produz todos os conteúdos informativos e campanhas de marketing do Cifrão na Mão.

O projeto surgiu para levar informações relacionadas às finanças de forma descontraída e simples para a comunidade surda, que muitas vezes não tem acesso a estas informações pela falta de acessibilidade.

Continua depois da publicidade

Tudo começou no início do ano de 2020, primeiramente como um canal do YouTube e logo após com o Instagram “cifraonamaooficial”.

“Nosso sonho teve um início simples, com pouquíssimos recursos e filmagens sendo feitas diretamente da nossa sala, utilizando somente a câmera do celular, uma escada como tripé e abajur como iluminação”, conta ao MoneyLab Rafael, que é casado com a namorada da adolescência Denise Cristina Silvestri Silveira, que é surda.

Apesar da simplicidade, o objetivo sempre foi claro: levar acessibilidade para comunidade surda em conteúdos onde somente ouvintes tinham acesso.

Continua depois da publicidade

“No decorrer do tempo, incentivados pela comunidade que estávamos criando e que estava crescendo, começamos a melhorar nossos recursos para produção de conteúdo. Produzimos nosso primeiro curso online de administração financeira totalmente em LIBRAS, com lançamento junto a grandes nomes da comunidade surda, como por exemplo, Visurdo, Isflocos, Thaisa Durso, Erika Belotto, e vários outros”, lembra Rafael.

Com um objetivo tão nobre, não demorou a surgir o reconhecimento. No ano de 2021, o Cifrão na Mão decidiu concorrer ao primeiro prêmio de educação financeira do Brasil, o Educação Financeira Transforma, produzido pela XP Inc, na categoria nanoinfluenciador.

“Para ser sincero, não imaginávamos onde iriamos chegar, porém para nossa surpresa, chegamos na final, uma grande conquista para nós”.

Continua depois da publicidade

E o reconhecimento não parou por aí. Em 2022, eles foram convidados a participar da primeira Aceleradora XP, como Embaixadores da marca. Agora, o Cifrão na Mão conta com parcerias de grandes marcas como a XP Investimentos para juntos levarem mais conhecimento e oportunidades a comunidade surda.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.