Chuvas danificam Gasbol e Bolívia reduz exportação de gás natural ao Brasil

Fornecimento a Santa Catarina e Rio Grande do Sul está comprometido; exportações são redirecionas para Argentina

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – O rompimento de um gasoduto em Santa Catarina levou a Bolívia a reduzir as exportações de gás natural ao Brasil, conforme explicado pelo ministro de Energia e Hidrocarbonetos do país, Saul Avalos, a repórteres.

Segundo ele, o gás que estava destinado ao Brasil agora deve ser exportado para a Argentina, até que os problemas sejam resolvidos. “Ontem [terça-feira] nós já enviamos seis milhões de metros cúbicos porque a informação preliminar que temos é de que o Brasil vai demorar algumas semanas para solucionar seus problemas”.

Cabe lembrar que a Bolívia tem o compromisso de fornecer ao Brasil até 31 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Com a redução do fornecimento, o Ministério de Energia e Hidrocarbonetos da Bolívia afirmou que as exportações estão em 27 milhões de metros cúbicos diários.

Continua depois da publicidade

Problemas em Santa Catarina

A SCGas (Companhia de Gás de Santa Catarina) informou na última segunda-feira (24) o rompimento do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil) no município de Blumenau, em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. Conforme comunicado da empresa, o rompimento comprometeu o fornecimento de gás natural em parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a companhia, “as equipes da SCGÁS e do GASBOL, auxiliadas por técnicos da Petrobras e de forma coordenada com a Defesa Civil, estão trabalhando no local desde a madrugada de sábado (22) para a normalização do sistema”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.