Publicidade
SÃO PAULO – Agora sem os efeitos do fenômeno El Niño, o inverno que começou na última segunda-feira (20) pode trazer temperaturas mais baixas para a região Sul. Segundo Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar, as chuvas na nova estação devem ficar dentro da média, porém, ele alerta para o excesso de frio nas lavouras. “Existe a possibilidade de que venham ocorrer novos episódios de geadas”.
Para o especialista, as culturas mais prejudicadas serão feijão e trigo no Paraná. Já com uma previsão de clima adverso, os produtores do Estado reduziram a área de plantio do cereal em 15% neste ano. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a expectativa é de clima favorável para todas as culturas de inverno.
Segundo o agrometeorologista, o inverno não deve ser influenciado por fenômenos climáticos, já que não há mais indícios no El Niño. A La Ninã também não trará impactos sobre as condições do tempo. “A La Niña ainda não se instalou e, portanto, não há indícios dela. Seus efeitos só devem influenciar o clima ao longo da primavera”, ressalta Santos.
Continua depois da publicidade
Para as lavouras do Sudeste, Centro-Oeste e em todo o Matopiba a tendência é de clima seco. De acordo com Marco Antônio Santos essas condições serão favoráveis à colheita do café e da cana de açúcar.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.