Publicidade
O CEO da exchange de criptomoedas Binance, Changpeng Zhao, processou na segunda-feira (25) a edição de Hong Kong da Bloomberg Businessweek, alegando difamação em relação a um título traduzido em chinês que retratava o chefe da exchange como o responsável por um “esquema ponzi”.
O processo decorre do perfil de Zhao, publicado em 23 de junho, na Bloomberg Businessweek, que dizia: “O homem mais rico da criptomoeda pode resistir ao frio?”.
Mas, em Hong Kong, a edição local da parceira Modern Media CL modificou a manchete publicada – segundo o representante de Zhao –, para estimular “ódio e desprezo” pelo bilionário cripto mais rico do mundo: “O esquema Ponzi de Zhao Changpeng”.
Continua depois da publicidade
Zhao exigiu uma retratação, pediu a remoção da edição das bancas e entrou com uma ordem de restrição para impedir que os réus divulgassem ainda mais a capa.
Ele também apresentou uma “moção de descoberta” (que exige a entrega de um determinado material ou informação) contra a Bloomberg L.P. e a Bloomberg Inc. no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, por “alegações difamatórias” no perfil publicado.
No texto, Zhao discordou da maneira como a Binance foi retratada no artigo, acusando o texto de ser “superficial” por trazer uma citação anônima de um trader que chamou a Binance de “cassino enorme de shitcoin”. Essas declarações “foram obviamente projetadas para enganar os leitores a fazê-los acreditarem” que Zhao está infringindo a lei, afirmam os advogados da empresa na ação.
Continua depois da publicidade
Outros casos
Essa não é a primeira vez que Zhao processa uma empresa de mídia para proteger a imagem da Binance. Em 2020, a exchange processou a Forbes por alegações difamatórias, mas desistiu da ação no ano passado. Mais tarde, fez um investimento estratégico na empresa, vinculado a um acordo SPAC que acabou fracassando.
Zhao também processou a empresa de capital de risco Sequoia por difamação em 2019.
Os documentos judiciais dos EUA ressaltam o quanto a Binance se dedica para proteger a imagem da empresa perante o público. Eles relatam um vai-e-vem entre as equipes jurídicas que resultou na Modern Media apagando a manchete polêmica e tirando a revista física de circulação no início deste mês.
Continua depois da publicidade
No entanto, “vários sites online” ainda permaneciam vendendo a edição impressa, afirma o documento, levando Zhao a ir ao tribunal.
Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.