Caso PanAmericano é isolado e não haverá investigação em outros bancos, garante BC

Autoridade monetária já deu início às apurações deste caso, mas não acarretará em mudanças na rotina de auditoria no futuro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O diretor de fiscalização do Banco Central, Alvir Hoffmann, e o procurador-geral da autoridade monetária, Isaac Ferreira, disseram em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (10) que já foram iniciadas as investigações sobre as “irregularidades contábeis” envolvendo o Banco PanAmericano (BPNM4).

A autoridade monetária não confirmou, mas diz haver fortes indícios de que os balanços do banco foram manipulados. De acordo com Alvir Hoffmann, diretor de fiscalização do BC, estas inconsistências se deram pela venda duplicada de algumas carteiras de crédito e também pela ausência da baixa destas no balanço do PanAmericano.

Hoffmann evitou dar maiores detalhes sobre o prazo das investigações. “Já iniciamos o processo, juntamos toda uma documentação. As provas têm que ser constituídas, isso é um processo trabalhoso”.

Continua depois da publicidade

O diretor explicou que as investigações serão conduzidas em sigilo e que as pessoas investigadas serão intimadas a depor, tendo prazo para apresentar defesa. Estas defesas apresentadas serão avaliadas e só então será possível aplicar eventuais punições, às quais também há possibilidade de recorrer. “Há perspectiva de que haja investigação no Ministério Público”, completou Ferreira.

Demais investigações seguirão dentro da rotina do BC
Hoffmann esclareceu ainda que este caso não acarretará em mudanças na rotina de auditoria da instituição financeira no futuro. De acordo com o diretor do BC, há funcionários da autoridade monetária investigando as operações suspeitas, mas daqui em diante as supervisões seguirão dentro dos padrões já existentes e aplicados a qualquer outra instituição.

Não haverá, de acordo com o diretor, uma força mobilizada para estender as apurações de fraude contábil para outras instituições financeiras, já que o caso se mostra isolado e não há qualquer indício de que haja operações similares no sistema financeiro do País.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.