Cartórios: preço dos serviços é a principal reclamação dos usuários, diz Datafolha

Segundo pesquisa, os custos obtiveram 6,3 pontos; tempo de espera e infraestrutura também são itens com pior avaliação

Camila F. de Mendonça

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SÃO PAULO – O preço dos serviços prestados pelos cartórios do País é a principal reclamação dos usuários. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, os custos ficaram em último lugar entre os aspectos avaliados e obtiveram 6,3 pontos, dentre 10 possíveis.

Dos 1.010 entrevistados pelo instituto, a pedido da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), 59% deram notas abaixo ou igual a 7 aos custos dos serviços jurídicos.

Por outro lado, rapidez para pagamento foi listado entre os aspectos mais elogiados pelos pesquisados: 83% deram notas acima ou iguais a 8. Na média, a agilidade na hora de pagar recebeu 8,9 de nota.

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De maneira geral, a qualidade dos serviços e atendimento recebeu nota 8,4, sendo que 76% dos entrevistados deram notas iguais ou acima de 8.

Fila e tempo de espera

O Datafolha também constatou que quem vai ao cartório não reclama tanto da organização das filas. Porém, o tempo de espera ainda é um item mal avaliado. Segundo o levantamento, o primeiro aspecto obteve nota 8,4, ao passo que o segundo ficou com 8,2, figurando entre os três itens com pior avaliação.

Ao lado do tempo de espera na fila e do preço, os usuários colocam a infraestrutura nas últimas posições na avaliação. Na média, esse aspecto obteve nota 8.

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De modo geral, os cartórios são bem avaliados pelos usuários, ficando em segundo lugar do ranking dos serviços que passam mais credibilidade, perdendo apenas para o Correios.

Porém, o Datafolha constatou reclamações sobre falta de tecnologia e inovação nos cartórios.

Sobre o levantamento

O Datafolha entrevistou 1.010 usuários em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Curitiba. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto deste ano.

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