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O Carrefour Brasil (CRFB3) teve um lucro líquido de R$ 256 milhões no terceiro trimestre de 2022, queda de 58,8% na base anual. No acumulado do ano, o lucro é de R$ 1,2 bilhão, com recuo de 22,3% na comparação com 2022.
O resultado da rede de supermercados entre julho e setembro se dá a despeito da alta de 41,4% das vendas brutas, que saltaram para R $29,3 bilhões.
Segundo a própria companhia, o melhor desempenho se dá a um forte ganho de market share, de acordo com dados da Nielsen, por uma performance sólida, pela melhora do canal digital e, por fim, pela expansão contínua da marca.
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“O terceiro trimestre proporcionou uma demonstração muito forte da qualidade do ecossistema multi-formato e multicanal do Grupo Carrefour Brasil. O Grupo novamente apresentou crescimento de vendas de dois dígitos” diz Stéphane Maquaire, diretor executivo da companhia, no documento publicado na noite desta quarta-feira (9).
O Carrefour conseguiu manter sua margem bruta estável na base anual, em 19,9%. O lucro bruto, com isso, avançou 39,3%, para R$ 5,2 bilhões.
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Os gastos da companhia com vendas, administração e gerais, porém, também aumentaram consideravelmente, com salta de 55,6% no ano, para R$ 3,6 bilhões. “Refletindo a expansão do Atacadão, as conversões de lojas e a integração do Grupo BIG”, explica o grupo.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) avançou 8,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2021, para R$ 1,6 bilhão – isso excluindo as lojas do Grupo BIG.
O Carrefour, porém, defendeu que a primera onda de conversões da aquisição vem se mostrando um sucesso.
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“A integração do Grupo BIG continuou conforme esperado no terceiro trimestre, com a abertura das primeiras sete lojas convertidas em setembro, com quatro lojas convertidas de Maxxi para Atacadão e três lojas de BIG para Carrefour Hiper. Até outubro, 15 lojas foram convertidas”, diz a companhia.
No desempenho por segmento, o Atacadão viu suas vendas brutas saltarem 15,1% no ano, por conta do ambiente inflacionário ainda alterado. No Carrefour, as vendas subiram 12,3%, para R$ 5,9 bilhões, com destaque para a categoria de alimentos. Por fim, no Banco Carrefour o faturamento subiu 8,7% no ano, para R$ 13,3 bilhões.
Com tudo isso, o Carrefour viu seu balanço impactado, principalmente, por uma piora do resultado financeiro, que tirou R$ 741 milhões do balanço – ante déficit de R$ 212 milhões no mesmo período de 2021.
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“O custo líquido da dívida (incluindo desconto de recebíveis) totalizou R$ 484 milhões no terceiro trimestre, R$ 529 milhões a mais no ano, devido ao maior nível de endividamento e ao aumento das taxas de juros no Brasil”, explica o Carrefour.
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