Carrefour (CRFB3): resultados superam expectativas de analistas com “tendências de rentabilidade mais saudáveis” e ações sobem 7,80%

Rentabilidade mais saudável em Cash&Carry, melhora gestão de capital de giro e aceleração na rampa de lançamentos foram destaques

Camille Bocanegra

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O Carrefour (CRFB3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023, com lucro de R$ 132 milhões no terceiro trimestre. O número representa queda anual de 59% e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 13,4%, somando R$ 1,47 bilhão.

Apesar das baixas na comparação anual, os ativos CRFB3 sobem forte na Bolsa nesta quarta-feira (1). Os papéis CRFB3 fecharam a sessão com salto de 7,80%, a R$ 9,67, também em um dia positivo para o Ibovespa, que avançou 1,69%.

De acordo com o Itaú BBA, os dados vieram “melhores que o esperado”. A análise destacou que, dada as expectativas baixas para o balanço, seria possível que houvesse uma reação positiva do mercado. Na prática, os números trouxeram “tendências de rentabilidade mais saudáveis que o esperado no braço de Cash&Carry”.

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“Vale a pena destacar que os resultados do terceiro trimestre de 2023 refletiram alguns impactos positivos pontuais nos resultados financeiros”, diz o BBA. Um dos pontos de destaque na visão do banco foi a rentabilidade do Atacadão, que apresentou expansão da margem bruta em 90 pontos base em relação à 2022. Com isso, a margem Ebitda (Ebitda sobre receita) se manteve, o que se apresenta como 100 pontos base acima da estimativa do BBA.

Além disso, a melhora no capital de giro, oferecendo dinâmicas mais positivas com fornecedores, e a aceleração na rampa de lançamentos chamaram atenção positivamente.

“O trimestre foi marcado por impactos positivos pontuais nos resultados financeiros relacionados a reversões de provisões de contingência; estimamos que esse impacto seja de aproximadamente R$ 200 milhões e ajustamos o lucro líquido por isso”, comenta o BBA.

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O Bradesco BBI considera que o resultado trouxe “sentimentos mistos” porque, apesar de trazer números melhores que o trimestre anterior, a companhia evidencia “contratempos importantes na execução e estrutura de capital”. Os desafios podem afetar o potencial de geração de fluxo de caixa da empresa, em especial em um contexto de dificuldades macroeconômicas com deflação de alimentos, como se vê.

Entre os pontos positivos, o BBI destaca o desempenho sólido do Atacadão, crescimento de ganhos do Carrefour Bank, que avançou 57% em relação ao ano anterior, gestão considerada “consistente” do capital de giro, que incluiu aumento de 10 dias para os fornecedores e taxa de execução anual de R$ 1,3 bilhão.

Já os aspectos negativos apresentados pelo balanço, de acordo com a análise do banco, foram as margens consideradas baixas de Ebitda em 1,7% para Carrefour no Varejo e em 4% para Sam’s Club, esta última impactada pela abertura de lojas, a reversão de provisões e o FCF (fluxo de caixa livre) negativo acima de R$ 1,5 bilhão com impacto de R$ 1 bilhão em despesas de capital, R$ 700 milhões em necessidades de capital de giro e resultado financeiro líquido de R$415 milhões.

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Ainda assim, o BBI considera que a visão de longo prazo para o nome é positiva, com preço sobre lucro de 11,2 vezes para 2024. No momento, a classificação segue como Outperform (desempenho acima da média, similar à compra) e preço-alvo de R$ 16,00 para fim de 2024.

O Morgan Stanley mantém a recomendação em Overweight (exposição acima da média, similar a compra), com mesmo preço-alvo estabelecido pelo BBI. O banco considerou que “a deflação de alimentos impactou as vendas, e os ventos contrários da integração do BIG afetaram o Carrefour Retail, enquanto a captura de sinergias, o Ebitda do banco e a expansão da margem do Atacadão foram pontos positivos”.

Visão da teleconferência

O CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, e o CFO, Eric Alencar, participaram da teleconferência para apresentação e comentários sobre o balanço apresentado, na manhã desta quarta-feira (1). Em resumo, o CEO destacou avanços no desempenho da frente de e-commerce e na iniciativa do Banco Carrefour.

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Maquaire destacou o compromisso com iniciativas ESG, reforçando que é uma prioridade do Carrefour, tanto no Brasil quando no mundo. “Lançamos uma turma ampliada da Escola Social de Varejo, para preparar jovens para mercado de trabalho”, diz CEO, reforçando adesão ao movimento Racismo Zero e prêmios por iniciativas de acessibilidade.

Em relação aos resultados, o CFO destacou o bottom line (resultado final, ou lucro) positivo, ainda que a companhia ainda carregue peso de maior alavancagem e despesas tributárias. A redução em vendas foi explicada pelo momento macroeconômico, com deflação e menor renda disponível. Além disso, algumas questões internas impactaram o resultado, como a migração de sistemas de TI dentre as lojas.

“Tivemos um desafio adicional com migração de sistemas de TI”, diz Eric Alencar, CFO do Carrefour Brasil. Na visão do CFO, os resultados foram impactados por vendas menores, desaceleração nas vendas, inflação de custos e realização de migração de sistemas de TI (problema pontual e já resolvido), de acordo com o CFO.

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Sobre o Banco Carrefour, o CFO destacou que a inadimplência demonstra sinal de melhora e tem sido estável desde o ano passado.

No geral, o diretor apresentou um cenário de busca por redução de endividamento e entende que a queda de juros no Brasil poderá auxiliar para que a empresa entre em um “ciclo virtuoso”. Mesmo assim, o CEO destacou que ações para “proteção da rentabilidade” seguem como parte da estratégia da companhia.

“Estamos confortáveis com o nível atual de alavancagem mas vamos trabalhar para reduzir o nível de alavancagem”, disse Alencar. O CFO destacou que o nível de alavancagem deve ser reduzido através da geração de caixa e norteará escolhas para 2024.

Para as perspectivas para o próximo trimestre, o CEO projeta que uma saída “paulatina” da deflação até o fim deste ano. Assim, será possível observar a dinâmica do quarto trimestre, principalmente nos meses de novembro (fortalecido pela Black Friday) e dezembro (que tem desempenho melhor pelo Natal).

Para 2024, há total possibilidade de abrirmos mais lojas do Atacadão, segundo o CEO do Carrefour Brasil

Maquaire não detalhou quantas lojas serão abertas em 2024 mas destacou que há possibilidade de aberturas, bem como de mais conversão de lojas Sam’s Club para unidades do Atacadão.

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