BP: terceira maior petrolífera do mundo é investigada por manipulação de preços

A empresa britânica responde processo por manipulação do mercado de balcão de petróleo e de negócio com gasolina na NYSE

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A terceira maior petrolífera do mundo confirmou nesta terça-feira que está respondendo a um processo por manipulação de preços da gasolina e de petróleo. A ação é movida pela Commodity Futures Trading Commission , (CFTC) que regula as negociações no setor nos EUA.

As acusações, divulgadas pelo The Wall Street Journal na última segunda-feira, foram confirmadas pela empresa nesta terça-feira, mas a companhia se recusou a comentar sobre o assunto.

No petróleo, o foco das investigações está em negociações realizadas pela BP no mercado de balcão nos anos de 2003 e 2004. Já as investigações sobre manipulação de preços da gasolina estão concentradas em uma única transação realizada NYSE em 2002.

Continua depois da publicidade

Imagem arranhada

As notícias de que a companhia está sendo investigada chegam em um mau momento para a BP. A empresa teve a sua imagem arranhada recentemente devido a um expressivo corte de produção em um campo de extração no Alasca, causada por problemas em dutos.

Além disso, na última segunda-feira um juiz do Texas requisitou depoimentos do CEO da empresa, John Browne, sobre o caso de uma explosão em uma refinaria no estado que matou 15 pessoas.

As ações da British Petroleum eram negociadas em queda de 2% há instantes em Londres.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.