Publicidade
Os mercados acionários da Europa exibem ganho em geral contido, nas primeiras horas do pregão desta quinta-feira, 23. O feriado nos Estados Unidos retira liquidez dos mercados, em dia de bolsa fechada também em Tóquio, mas investidores reagem a indicadores da economia local e aguardam a divulgação da ata mais recente da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Às 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em alta de 0,12%, em 457,77 pontos.
Na agenda de indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha subiu de 45,9 em outubro a 47,1 na preliminar de novembro. Na zona do euro, o PMI composto avançou de 46,5 em outubro a 47,1 na prévia de novembro, quando analistas ouvidos pela FactSet projetavam 46,9. Os dados deram algum fôlego ao euro, mas fizeram pouco para impulsionar as bolsas.
Continua depois da publicidade
No Reino Unido, o PMI composto subiu de 48,7 em outubro a 50,1 na preliminar de novembro, acima da previsão de 48,7 e também da marca de 50, que separa contração da expansão nessa pesquisa. O dado apoiou um pouco a libra, sem reação relevante na bolsa londrina.
Às 9h30, o BCE publica ata de política monetária. Há expectativa sobre novos sinais para os próximos passos do banco central. A Hargreaves Lansdown comenta que o mercado busca saber por quanto tempo mais a política monetária restritiva será necessária na zona do euro.
Às 6h42, a Bolsa de Londres subia 0,05%, Frankfurt avançava 0,10% e Paris, 0,22%. Milão operava em alta de 0,14% e Lisboa, de 0,17%. No câmbio, o euro se valorizava a US$ 1,0913 e a libra subia a US$ 1,2544.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.