Bolsa amplia ganhos e fecha dezembro como melhor investimento do mês

Melhor humor dos investidores internacionais e satisfatórias perspectivas econômicas para o ano de 2007 influenciaram

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Beneficiado pelo fluxo favorável de investimento estrangeiro e pelas boas perspectivas para o ano de 2007, o mercado acionário repetiu o bom desempenho verificado em diversos meses durante o ano de 2006 e assumiu a posição de melhor investimento do mês em dezembro.

O Ibovespa acumulou alta de 6,05%, encerrando o período cotado a 44.471 pontos, tendo inclusive marcado seu novo recorde histórico de fechamento, em pontos, no penúltimo pregão do ano.

A estabilidade do ambiente macroeconômico, a perspectiva de aceleração dos lucros corporativos e a manutenção do ciclo de queda da taxa Selic mantiveram o cenário favorável à renda variável doméstica. Este mercado foi também impulsionado pelo bom desempenho das bolsas norte-americanas e européias e pela manutenção do fluxo de recursos estrangeiros na ponta de compra.

Continua depois da publicidade

Destaques na Bolsa

Na esfera corporativa, destaque para a forte alta dos preferenciais da Brasil Telecom Participações (+16,25%). Perspectivas de melhor desempenho operacional nos próximos trimestres e de consolidação do setor telecom, que envolvem negócios com participações no bloco de controle da empresa e aquisição de ativos, influenciaram.

No outro extremo ficaram as ações ordinárias da Telemar (-19,51%). A forte queda dos papéis esteve inteiramente relacionada à não-aprovação da reestruturação societária do Grupo Telemar. No dia 15 de dezembro, em assembléia, os acionistas da empresa rejeitaram a operação, que previa uma relação de troca bastante favorável aos possuidores de ações ordinárias.

Ouro como o pior investimento do mês

Já o investimento de menor rentabilidade no mês de dezembro foi o ouro, que em novembro havia se consagrado como o investimento mais rentável, ao registrar forte valorização de 7,48% frente à cotação de fechamento de outubro.

Continua depois da publicidade

Além de um movimento natural de ajuste, os preços do metal foram pressionados pela relativa melhora do quadro externo. Nenhuma grande novidade veio à tona e os indicadores econômicos publicados sugeriram um maior controle inflacionário e que a desaceleração da atividade nas economias desenvolvidas não será muito drástica.

O ouro encerrou dezembro cotado a R$ 45,50 por grama na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), com desvalorização de 3,87% frente à cotação de fechamento de novembro.

No meio do caminho: dólar e renda fixa

No intervalo entre o melhor e pior investimento do mês, temos o dólar e as alternativas oferecidas pelo segmento de renda fixa.

Continua depois da publicidade

Sob influência do ainda satisfatório desempenho da balança comercial brasileira e considerável influxo de recursos por via financeira, o dólar comercial acumulou perdas de 1,33% em dezembro, a despeito das intervenções do Banco Central.

Já no mercado de renda fixa, a tendência declinante da taxa Selic se fez presente: os CDBs pré-fixados de 30 dias registraram modestos ganhos de 1,03%. A rentabilidade média, em termos reais, foi de 0,71%. Enquanto isso, o CDI ofereceu uma rentabilidade de 0,93%, em termos nominais, e de 0,61%, em termos reais.

Confira na tabela abaixo a rentabilidade dos principais investimentos:

Continua depois da publicidade

























Investimento Dezembro Real* Novembro Real**
Ibovespa +6,05% +5,71% +6,80% +6,00%
CDI*** +0,93% +0,61% +1,02% +0,27%
CDB **** +1,03% +0,71% +1,06% +0,31%
Poupança +0,63% +0,31% +0,63% -0,12%
Ouro -3,87% -4,17% +7,48% +6,68%
Dólar Paralelo -0,21% -0,53% +0,86% +0,10%
Dólar Ptax -1,33% -1,64% +1,11% +0,36%
IGP-M +0,32% +0,75%

* Deduzida a deflação pelo IGP-M que ficou em 0,32% em dezembro
** Deduzida a inflação pelo IGP-M que ficou em 0,75% em novembro
*** Taxa Efetiva Andima
**** Taxa pré 30 dias

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.