BNDES e outros bancos de desenvolvimentos dos BRICS firmam acordo na Rússia

Intenção é promover cooperação para qualificar quadros dos bancos, melhorando habilidades profissionais e incentivar diálogo

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Luciano Coutinho, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) firmou nessa sexta-feira (17) um acordo com os principais bancos de desenvolvimento e apoio a exportação dos BRICS (Brasil, Rússia , Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês), durante Fórum Econômico Internacional de São Petesburgo, na Rússia. 

O BNDES assim se junta ao China Development Bank, ao sul-africano Development Bank of Southern Africa, ao russo Vnesheconombank e o Export-Import Bank of India, criando uma base institucional para que os bancos troquem informações e promovam o treinamento de seus quadros. 

BRICS dão continuidade a processo de ajuda mútua
Esse acordo é uma continuidade do memorando de entendimento assinado durante a segunda cúpula do grupo, em abril de 2010, embora sem a participação da África do Sul, que só veio a ingressar no grupo em dezembro. 

Continua depois da publicidade

Essa reunião, ocorrida em Brasília, havia estabelecido as diretrizes para cooperação técnica em suas áreas de atuação, também ocorrendo discussões preliminares a respeito do segundo instrumento. 

Com isso, os países tem como meta o estreitamento da relação entre as instituições oficiais de crédito, fazendo com que cresça e se sofistique o relacionamento entre eles, aprimorando as relações comerciais e com o desenvolvimento de novos mecanismos de financiamento.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.