BNDES concede à Petrobras crédito para construção de gasoduto no Amazonas

Duto, que terá capacidade de transportar 5,5 milhões de m³ de gás natural ao dia, deve iniciar operações em dezembro de 2008

Publicidade

SÃO PAULO – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) concedeu um empréstimo de RS$ 2,49 bilhões para a construção de um gasoduto no estado do Amazonas, segundo comunicado divulgado pela Petrobras na última quarta-feira (12).

O projeto, de responsabilidade da Transportadora Urucu-Manaus, prevê a construção de um gasoduto de gás natural ligando as cidades de Coari à Manaus, que atenderá ainda a outros sete municípios em seus 383 km de extensão.

Segundo a Petrobras, o gás natural a ser transportado pelo gasoduto será utilizado inicialmente para a geração de energia termoelétrica na capital amazonense, podendo posteriormente, atender aos setores industrial, comercial e residencial da região.

Continua depois da publicidade

Ademais, o financiamento também será aplicado para a construção de um duto de 279 km de extensão, transportando GLP (gás liquefeito de petróleo) do Pólo Arara, em Urucu, ao Terminal de Solimões, em Coari, também no Amazonas.

Geração de empregos

De acordo com o comunicado da petrolífera brasileira, o gasoduto terá capacidade inicial de transporte de 5,5 milhões de m³ diários de gás natural e está previsto para iniciar suas operações em dezembro de 2008.

A expectativa da companhia é de que a construção do projeto gere mais de 3 mil empregos diretos no estado do Amazonas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.