Binance anuncia novo operador do Pix; saques em reais serão retomados “em breve”

Corretora está há uma semana com retiradas via Pix suspensas no país após romper com parceiro antigo

Paulo Alves

Publicidade

Uma semana depois de suspender saques via Pix no Brasil, a Binance anuncia a Latam Gateway como novo parceiro responsável por intermediar as transações da exchange de criptomoedas no sistema de pagamentos do Banco Central. Segundo a corretora, as retiradas em reais voltam a funcionar normalmente “em breve”.

“O processo de integração com a Latam Gateway será concluído em breve, quando as transações (depósitos e saques) serão totalmente normalizadas. A Binance vai manter a comunidade informada”, afirma a empresa em nota.

Na tarde de sexta da semana passada, a Binance anunciou o rompimento de uma parceria de um ano e oito meses com o banco digital Capitual, que até então operava os depósitos e saques via Pix para clientes da Binance por meio de contas do Acesso Soluções de Pagamentos, que é instituição de pagamento registrada no BC.

Continua depois da publicidade

Segundo o Capitual, a exchange não respondeu a um pedido de readequação do processo de identificação de clientes, conhecido como KYC, que teria sido exigido ao Acesso pelo BC. A exchange teria se recusado a cumprir com a determinação para não entregar dados de clientes a um possível concorrente. O Acesso faz parte do grupo Méliuz (CASH3), que também negocia criptoativos. A Binance, no entanto, não confirma a informação.

Em comunicado à imprensa na semana passada, a Binance havia afirmado que buscaria um novo parceiro para operar as transações via Pix enquanto daria sequência ao processo de aquisição da corretora Sim;paul, que tem licença junto ao Banco Central. Por meio do serviço de atendimento ao cliente, a Binance informava que os saques seriam retomados em até 72 horas.

Desde então, clientes da plataforma têm acesso apenas a métodos alternativos de resgate de reais, seja por meio de venda a terceiros (modalidade conhecida como P2P) ou pela função “Venda para cartão”, que permite liquidar criptos e receber os valores em um cartão de bandeira Visa. A transferência de criptos para outras exchanges não chegou a ser interrompida.

Continua depois da publicidade

Segundo a Binance, a Latam Gateway fornece serviços de pagamentos no Brasil para companhias globais de diferentes setores, como e-commerce, games e agregadores de pagamento. A empresa foi criada em 2019 por executivos com mais de 15 anos de experiência em pagamentos, tendo fundado a Boa Compra, em 2004, mais tarde vendida para o PagSeguro.

Em comunicado, a exchange cripto afirma que “o Brasil é um mercado extremamente relevante para a empresa e que vai continuar a investir e expandir serviços para os usuários locais, bem como a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema blockchain e cripto no país”.

Mais cedo, a exchange também anunciou o lançamento da Binance Institutional, nova plataforma voltada para clientes institucionais e usuários de alto poder aquisitivo, com funcionalidades como mercado de balcão (OTC), gestão e custódia de ativos e serviços de liquidez e rendimentos.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paulo Alves

Editor de Criptomoedas