Banco Central da China vê indícios de retomada no crescimento econômico

Indicadores recentes explicam otimismo; medidas do Estado são apontadas como bases para recuperação do PIB

Publicidade

SÃO PAULO – “Indicadores econômicos apontam para a recuperação do crescimento econômico”. A afirmação é de Zhou Xiaochuan, presidente do People’s Bank of China, e sintetiza seu olhar frente ao panorama da terceira maior economia do mundo.

Segundo a autoridade monetária, o governo tomou medidas decisivas e efetivas no decorrer da crise, “demonstrando a vantagem superior do nosso sistema quando há a necessidade de tomar decisões vitais”, completou.

Estado ativo

Dentre os movimentos listados por Xiaochuan, ressaltam-se os cinco cortes na taxa básica de juro e a redução do deposito compulsório quatro vezes desde setembro último. Além disso, merece ênfase o pacote de estimulo à economia de US$ 585 bilhões.

Continua depois da publicidade

Por fim, o governo chinês espera impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto) via incremento da demanda interna, enquanto visa “reduzir a dependência da procura externa”, ao passo que o crescimento do país permanece fortemente atrelado à balança comercial.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.