Publicidade
O Banco ABC (ABCB4) registrou lucro líquido recorrente de R$ 190 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), montante 3,7% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, informou a companhia nesta manhã de terça-feira (9).
Segundo relatório, o crescimento do lucro se deve aumento da margem com clientes e aumento do patrimônio líquido remunerado pelo CDI.
A NIM (taxa anualizada da margem financeira gerencial) foi de 4,7% ao ano (a.a.) no 1T23, redução de 9 pontos base em relação ao 4T22 e apresentando um aumento de 28 pontos base em relação ao mesmo período de 2022.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
- Confira o calendário de resultados do 1º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira
- O que esperar da temporada de resultados do 1º trimestre? Confira ações e setores para ficar de olho
A receita de serviços, por sua vez, totalizou R$ 79,7 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 19,4% em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 27,7% em relação ao mesmo período de 2022.
O resultado operacional foi de R$ 326,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 9,7% em relação ao trimestre anterior e de 3,3% no comparativo com o mesmo período de 2022.
Continua depois da publicidade
O retorno sobre patrimônio anualizado (ROAE) foi de 14,4% no período. Excluindo impactos isolados sobre a Despesa de Provisão, o ROAE foi de 16,5%.
Já as despesas de pessoal, outras despesas administrativas e PLR atingiram R$ 229,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 5,0% em relação ao trimestre anterior e crescimento de 20,5% em relação ao mesmo período de 2022.
A despesa de provisão ampliada do 1T23 apresentou uma redução de 14,0% quando comparada com o 4T22 e um expansão de 186,3% quando comparada com o mesmo período de 2022.
Continua depois da publicidade
A carteira de crédito expandida apresentou um crescimento de 0,9% no trimestre e de 16,2% nos últimos 12 meses, com destaque para o crescimento do segmento Corporate com uma expansão de 2,5% no trimestre e de 21,9% nos últimos 12 meses, correspondendo a 57,6% da Carteira de crédito expandida.
O ABC Brasil atingiu 4.395 clientes corporativos com relacionamento ativo no 1T23, uma expansão de 27,7% nos últimos 12 meses.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.