Publicidade
(ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou nesta quinta-feira (3) que os Países Bálticos podem ser os próximos alvos da Rússia.
“Se não estivermos mais aqui, que Deus nos livre, Letônia, Lituânia e Estônia serão os próximos. Acreditem”, disse o mandatário durante um apelo para o Ocidente aumentar a ajuda militar a Kiev.
“Se vocês não podem fechar nossos céus, então me deem aviões”, acrescentou – Zelensky pede para as potências ocidentais protegerem o espaço aéreo ucraniano, ideia que enfrenta resistência na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Continua depois da publicidade
Assim como a Ucrânia, os Países Bálticos também são ex-repúblicas soviéticas e fazem fronteira com a Rússia, porém com a diferença de que são membros da Otan e da União Europeia.
Dessa forma, um eventual ataque russo contra Estônia, Letônia e Lituânia poderia desencadear um conflito de proporções mundiais.
Por outro lado, Zelensky também admitiu que quer conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque esse é o único modo de “parar a guerra”. (ANSA)
Continua depois da publicidade
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.